26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA guerra mundial que dizem que não existe

A guerra mundial que dizem que não existe

Está a fazer um ano que começou a invasão da Ucrânia pela Rússia. Um ano e as cidades ucranianas estão a ficar em ruínas. Um ano e as vítimas contam-se por um ou dois centos de milhar, na Ucrânia, porque do lado russo nos faltam informações fidedignas. Um ano de guerra entre dois países vizinhos com a consequente morte de muitos civis, incluindo crianças. Um ano de guerra e dezenas e dezenas de milhares de fugitivos para os países vizinhos e até longínquos.

- PUB -

Entretanto, a maioria dos países europeus tem enviado armas, incluindo pesadas, e muito armamento ligeiro e munições para os ucranianos.

No decorrer deste ano contam-se por dezenas as reuniões de responsáveis dos países europeus e até da América do Norte e outros de vários continentes para falar da guerra e de como apoiar a Ucrânia. Afinal, meio mundo anda preocupado com a sua participação na guerra da Ucrânia com a Rússia. Afinal, não estaremos mesmo perante uma guerra mundial? Como os países da Europa pertencem, na sua maioria, à Nato não estaremos perante uma guerra desta com a Rússia? Até Portugal vai enviar dois ou três carros de combate para a Ucrânia depois de reparados na Alemanha pois estão sem manutenção há uma década. E do Canadá e da Austrália não chegam também vários tipos de armas, algumas igualmente blindadas, para participarem nessa guerra entre a Ucrânia e a Rússia?

As indústrias de armamento trabalham activamente na fabricação de mais armas e munições (com os inerentes lucros para quem as produz). Que mais faltará para percebermos que estamos numa guerra mundial? Que démarches, reuniões e declarações faltarão para se poder dizer que estamos numa guerra mundial? Faltará apenas uma granada que fuja da sua trajetória? Faltará apenas que entrem em ação umas certas e determinadas qualidades de armas?

- PUB -

Faltará o Japão, as Filipinas ou a Ilha Formosa enviarem meia-dúzia de espingardas, mesmo avariadas, como os nossos tanques, para que possamos mesmo dizer que estamos numa guerra total?

E, entretanto, acontecem episódios caricatos como o balão chinês, de observação meteorológica. E se errasse o caminho e, por acaso, estivesse a sobrevoar uma zona com instalações militares de foguetões intercontinentais? Só nos faltava a China para que a guerra pudesse chamar-se de guerra total! Não há dúvidas que andam a “gozar com o pacóvio” e ninguém quer falar de que estamos numa guerra total.

É preciso que em vez do balão caia uma bomba? É preciso que se perca o medo da guerra atómica para que, com franqueza, se fale de guerra total?

- PUB -

Há muito que o nosso Papa Francisco tem dito que estamos numa guerra total aos “pedaços”, mas ninguém tem ligado a esta opinião!

A ONU já perdeu a esperança de falar de paz, as informações preveem uma ofensiva russa dentro de dois meses. O Sr. Zelensky pede cada dia mais armas e, após esses apelos, lá vai mais qualquer coisa.  Que orientem, alimentem e prolonguem a guerra. Que não é total, é só entre a Ucrânia e a Rússia! Será assim que pensam Vladimir Putin, Xi Jinping ou Joe Biden, que (digamos baixinho) quer mandar no mundo? Pois, que cada um faça o seu juízo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -