26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoEconomia Azul – “Ó Mar, quanto do teu sal, é economia potencial”

Economia Azul – “Ó Mar, quanto do teu sal, é economia potencial”

Desde sempre que Portugal e o Mar têm estabelecido estritas relações. Entre epopeias e poesia, história e tradição, a área marinha constitui um ativo com enorme potencial económico, para além de representar cerca de 97% do território nacional.

- PUB -

Pelo valor científico e económico que representa, e por ser o nosso maior recurso e principal ativo, é imperativo desenvolver uma visão estratégica sobre o Oceano.

No plano científico e ambiental, o nosso Oceano tem uma diversidade enorme de ecossistemas, habitats e espécies marítimas, onde o potencial de investigação não pode ser ignorado, nem menosprezado.

O valor científico, não se esgota na área da investigação, de que são exemplo a exploração de minerais marinhos – com enorme valor para a indústria química – e a produção de energia renovável, e, importa, por isso, entender como podemos valorizar e extrair o expoente máximo de potencial económico da nossa costa.

- PUB -

Atendendo sempre aos desafios impostos pelo desenvolvimento sustentável, ecológico e ambientalmente responsável, bem como, pela urgência da crise climática, e da proteção ambiental, que podem traduzir-se em consequências gravosas para os nossos Oceanos.

Do Relatório da Economia Azul da União Europeia, de 2020, que calculou que o volume de negócios gerado pelas atividades de economia azul atingiu os 2040 mil milhões de euros, extrai-se a importância económica dos oceanos.

Conscientes tanto das dificuldades como das potencialidades o Governo Socialista delineou o Plano de Ação da Estratégica Nacional para o Mar que contém 10 objetivos estratégicos para a década, com 30 medidas emblemáticas entre 185 medidas envolvendo 13 áreas de intervenções prioritárias.

- PUB -

O Distrito de Setúbal será um dos beneficiados desta visão estratégica para o futuro.
Nomeadamente, na área das energias renováveis oceânicas que terão um investimento futuro de 40 mil milhões de euros onde serão necessários portos especializados e áreas disponíveis para a construção de infraestruturas.
Sendo a região de Setúbal, em particular, devido ao Porto de Setúbal, aos estaleiros da Lisnave e ao seu espaço envolvente um grande atrativo para a economia azul.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -