27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoAs empresas e a sua responsabilidade no desenvolvimento da comunidade

As empresas e a sua responsabilidade no desenvolvimento da comunidade

Desde 1970 que o território de Sines tem servido ininterruptamente o país. E ainda bem. Creio que hoje, passados mais de cinquenta anos da revolução industrial local que lançou a transformação da imagem do pedaço de Costa Alentejana que nos cabe, creio, dizia, que a generalidade da população local entende e aceita o serviço que Sines presta ao país, sem prejuízo dos naturais desconfortos em relação a esta ou àquela dimensão específica do processo de mudança.

- PUB -

Numa localidade onde historicamente predominaram atividades relativas ao setor primário, o complexo portuário-industrial veio garantir um tipo de empregabilidade distinto, com garantias diferentes e uma nova visão de futuro para muitos sineenses. Mas não queremos, neste artigo, focarmo-nos nessas conhecidas dimensões. Importa refletir, ainda que brevemente, sobre a maneira como as empresas que se estabeleceram em Sines se envolvem na comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento.

É comum, nestas discussões, a observação de que por utilizarem um certo território para a sua atividade, as empresas que nele se estabelecem devem compensar as suas populações pelas externalidades negativas que naturalmente originam. A resposta, por parte das contrapartes menos interessadas em nesse processo se envolverem, costuma ser a de que já o fazem, através da criação de postos de trabalho que são maioritariamente ocupados por naturais dos referidos munícipios.

Vejamos. É objetivamente verdade que a criação de postos de trabalho mais ou menos especializados num certo território poderá constituir um conjunto de novas oportunidades para os seus naturais, melhorando as condições de vida dos próprios e respetivas famílias. Contudo, importa relembrar, sublinhando-o, que o trabalho é uma prestação recíproca, em que ambas as partes devem sair beneficiadas: os trabalhadores efetuam uma prestação de trabalho ao empregador, e em troca recebem uma remuneração monetária. Nesse sentido, não é rigoroso nem justo avançar-se que a mera criação desses postos de trabalho furta os empregadores das outras dimensões da responsabilidade social que lhes devem estar associadas.

- PUB -

Contudo, é da própria natureza do capitalismo contemporâneo que as unidades empresariais não percam tempo ou aloquem meios ao que não pareça poder alavancar os seus lucros a curto-médio prazo. Trata-se de uma vicissitude de todas conhecida, e em relação à qual não creio valer a pena gerarem-se revoltas: este é precisamente um dos momentos em que a boa virtude da política – e, no caso de Sines, dos autarcas – deve agir. Cumpre ao autarca, representante eleito pelo povo, fazer tudo o que estiver ao seu alcance – e se possível, mais ainda – para melhorar e fazer progredir o território cujos destinos lidera. No caso vertente, esta postura passa, obrigatoriamente, por uma atitude dinâmica, proativa e exigente para com as empresas que desenvolvem a atividade no território. Pela própria natureza das coisas, é ao Presidente da Câmara que cumpre o mais importante papel: deve reinvindicar mais apoios para a comunidade, sem receios ou comprometimentos.

Além das prestações em dinheiro habitualmente entregues às associações, as empresas devem envolver-se no processo de desenvolvimento, manutenção e embelezamento do espaço público, nomeadamente através do auxílio à construção de serviços necessários ao território e à população. Numa altura em que as dimensões da responsabilidade social dos grandes grupos económicos parecem atingir um novo e distinto destaque, cabe ao político a destreza e o engenho para levar a água ao seu moinho. Ou no caso, ao moinho de todos. É para isso que foi eleito.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -