28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalInvestimento de seis milhões de euros na ferrovia entre Ermidas-Sado e Grândola...

Investimento de seis milhões de euros na ferrovia entre Ermidas-Sado e Grândola Norte

Obra é feita no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020

 

- PUB -

Foi dado início pela Infraestruturas de Portugal (IP) à empreitada de modernização do troço da Linha do Sul, entre Ermidas do Sado e Grândola Norte. Numa cerimónia, que se realizou na passada quinta-feira, 15 de Setembro, na sede da IP, procedeu-se à assinatura do auto de consignação, ou seja, o acto que marca o início do prazo contratual para a execução da obra. São cerca de seis milhões de euros o valor associado a esta empreitada, sendo desenvolvida pelo consórcio constituído pelas empresas TECNOVIA, S.A. e SOMAFEL.

Este investimento é feito no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, co-financiado por fundos europeus ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa). A empresa precisou que “os trabalhos a realizar envolvem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes.

Nas empreitadas de modernização de via que a IP tem vindo a executar, são colocadas travessas polivalentes, que permitem uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro”. Informou também que “será efectuado o prolongamento de linhas nas estações de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, por forma a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento, aumentando os níveis de capacidade e operação da infra-estrutura e disponibilizando aos operadores ferroviários a possibilidade de transportar maior volume de mercadorias e maior número de circulações diárias”.

- PUB -

No âmbito da empreitada será também realizada a construção de uma nova passagem hidráulica em Canal Caveira. Integrada no projecto de criação do Corredor Internacional Sul, a intervenção que agora tem início “constitui a segunda fase do projecto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul, estando já em fase adiantada de execução a empreitada no troço entre Sines e Ermidas do Sado”. O troço da Linha do Sul entre Ermidas-Sado e Grândola Norte está integrado na criação do Corredor Internacional Sul e é a 2.ª fase do projecto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul. Segundo a IP, a empreitada no troço entre Sines e Ermidas-Sado está “já em fase adiantada de execução”.

As Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajecto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid, destacou a Infraestruturas de Portugal. “Os investimentos que estão a ser realizados irão dotar estas vias de maior capacidade operacional e segurança, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias através do reforço da conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa”, referiu.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -