27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoOs pontos nos is

Os pontos nos is

No passado dia 8 de Maio celebraram-se 77 anos do fim da última grande guerra. Americanos, britânicos e soviéticos punham fim às loucuras de Hitler, que não só rompendo com todas as regras da Sociedade das Nações meteu mãos à conquista de toda a Europa, e fê-lo cometendo crimes de guerra, usando da barbaridade dos “campos de extermínio” onde pretendeu fazer uma verdadeira limpeza étnica.

- PUB -

E os judeus foram assassinados aos milhões juntamente com ciganos, homossexuais e adversários políticos – uma das maiores vergonhas da Humanidade!

Os nossos meios de informação têm falado durante vários dias e a todas as horas no dia da vitória russa, comemorado no dia seguinte – dia 9 de Maio!

Para quem, como eu, viveu já com algum espírito crítico e alguma informação (muito menor do que a que permitem os actuais meios sofisticados de informação) não “embarca” facilmente nesta obsessão de vitória de Putin.

- PUB -

Em primeiro lugar passar do dia 8 para o dia 9 foi apenas uma questão de fuso horário. E se então souber que a União Soviética pactuou durante uns dois anos com o poder nazi, em conjunto ocuparam a Polónia e cada um ficou com metade desse país, começo a achar demasiado o “ruído” à volta do tal “dia da Vitória” que Putin proclama com tanto aparato.

Hitler, um verdadeiro maníaco, cometeu o mesmo erro de Napoleão, ao querer levar o seu poder até Moscovo. E não podemos esquecer todo o martírio dos londrinos debaixo de bombardeamentos diários da aviação nazi. Hitler apenas poupou a Península Ibérica por serem igualmente ditaduras.

Enquanto as tropas alemãs caminhavam para Moscovo, o Japão ataca inesperadamente a frota de guerra americana situada no Hawai, forçando a entrada da América na guerra da Europa, e é o seu extraordinário poder industrial e bélico que permite o início de grandes bombardeamentos a cidades alemãs, algumas totalmente arrasadas.

- PUB -

A sua capacidade industrial posta ao serviço da guerra permite ao fim de algum tempo planear o desembarque na Normandia a partir da Grã Bretanha. A União Soviética (com a ajuda do General Inverno) inicia a sua caminhada sangrenta para atingir Berlim, igualmente consolidada a “testa de ponte” na Normandia.

Dali começou a grande ofensiva dos Aliados, tendo na mente chegar a Berlim e depor o maníaco Nazi. E se os soviéticos perderam muitos milhares de soldados, a ofensiva dos tanques dos aliados, essencialmente americanos, iam tendo as suas baixas, e nas Ardenas, junto à fronteira da França com a Alemanha, há uma intensa batalha com muitos milhares de soldados mortos, e a partir daí começa a verdadeira corrida para Berlim.

Na realidade, os primeiros a chegar a Berlim, totalmente arrasada pelos intensos bombardeamentos aéreos da aviação americana, foram os soviéticos.

A União Soviética não mais abandonou toda aquela parte oriental da Europa, assim sob um regime ditatorial, obrigando até a que a Alemanha ficasse a breve trecho dividida por um muro – mesmo um muro – por onde ninguém passava para o ocidente democrático. Toda esta recordação histórica pretende apenas pôr os “pontos nos is”.

Não foi só a Rússia que ganhou a última grande guerra. Os aliados bombardearam cidades e não consta que mandassem evacuar os civis antes destes bombardeios.

Lembro também que a primeira bomba atómica foi lançada pelos americanos, que as grandes potências, seja a Rússia, seja a China ou a América, todas têm tendência a querer dominar o nosso mundo, sendo por isso necessária alguma prudência no adjectivar de qualquer desencadeado de guerra.

Neste momento temos igualmente um louco no Kremlin e temos um povo agredido apenas por querer viver democraticamente. Será que os homens não sabem viver em paz? Será que a ambição dos homens não tem limites? Será que os seres humanos não conseguem sacudir o poder do “ter” e tudo sacrificam à acumulação de riqueza?

O ser humano não é por natureza mau, pois tem momentos em que desperta para o bem, como se nota agora na tremenda manifestação de solidariedade com o povo ucraniano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -