26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVivemos tempos de alerta!

Vivemos tempos de alerta!

Comemorou-se a passagem do 48.º aniversário do 25 de Abril, que libertou o País da ditadura.

- PUB -

A Assembleia da República, órgão de soberania representativo da vontade popular, registou a data com uma sessão solene e os partidos políticos, que reganharam a legalidade por efeito da revolução, pronunciaram-se sobre a efeméride com inteira liberdade.

Liberdade que até à revolução lhes estava totalmente coartada, pelo reconhecimento de um único partido político, a União Nacional, que em mero acto cosmético o sucessor de Salazar, Marcelo Caetano, alterou o nome para Acção Nacional Popular, bem como à polícia política, a PIDE, para DGS.

É útil recordar esta realidade porque mesmo as pessoas de 50 anos, tinham apenas 2 anos de idade quando a Revolução teve lugar.

- PUB -

Já não viveram, por exemplo, se forem do género masculino, a convocação para o serviço militar obrigatório, durante dois anos, estendido por vezes para quatro, nem as do género feminino tiveram de ser confrontadas com a impossibilidade de serem magistradas ou diplomatas e – pasme-se – se casadas deverem ter autorização dos cônjuges para se ausentarem para o estrangeiro ou exercerem o comércio.

O detonador do 25 de Abril foi, no mais profundo dos sentimentos populares, o anseio do povo português à liberdade, a profunda oposição à guerra colonial e a recriação de melhores condições de vida, perante um País de facto subdesenvolvido, em que 30% dos cidadãos eram totalmente iletrados.

Saudamos, por isso, os militares do 25 de Abril de forma calorosa!

- PUB -

De então para cá deram-se passos muito expressivos.

Só que a democracia, tal como invocava o Winston Churchill, que é proveitoso relembrarmos, porque a ele devemos muito do contributo da vitória sobre o regime nazi, “ a democracia é a pior forma de governo, à excepção de todas as demais”.

É também útil relembrar, e não apenas aos jovens, que esta frase nos convoca à vigilância permanente para a defesa da democracia, regime sempre inacabado e, naturalmente, também ele imperfeito.

Registemos, porque os tempos presentes o aconselham, as vitórias passadas não garantem em democracia vitórias futuras.

Mário Soares, quando premonitoriamente transformou a Acção Socialista Portuguesa, que também havia criado com Tito de Morais e Ramos da Costa, no Partido Socialista Português a um ano da revolução do 25 de Abril, disse-nos, e bem, “que só é vencido quem desiste de lutar”.

A democracia é também, por isso, um regime em que as vitórias podem ser efémeras e as derrotas darem causa em vitórias nos próximos combates.

E é tanto mais importante não esquecer as ‘regras do jogo’ quanto é certo vivermos actualmente uma fase de transição global que, ao que tudo indica, envolverá uma recomposição geoestratégica e espero profundamente que conduza ao reforço da União Europeia e às relações euro-atlânticas, com salvaguarda das regras do direito internacional.

E a propósito, constatarmos que a invasão da Ucrânia, estado soberano e independente, esteja a ser massacrado e com ele o seu povo, que corajosamente se bate contra o inqualificável e traiçoeiro ataque de que é objecto!

Neste domínio não se pode estar em simultâneo do lado do agressor e do agredido.

A escolha, por razões de direito, de princípio e de valores, é só uma – pela Ucrânia e pelo seu povo. E dizê-lo em Abril não é um “insulto” é um grito de respeito pelos povos.

Viva, por tudo, o 25 de Abril e também o PS, um partido de Abril, nascido em Abril!

Eurídice Pereira
Deputada do Partido Socialista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -