26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVitória Futebol Clube: "Nova era faz renascer a esperança no futuro"

Vitória Futebol Clube: “Nova era faz renascer a esperança no futuro”

No ano passado, por esta altura, escrevíamos neste espaço, a propósito da apatia comunitária com que se assistia ao eclipse do Vitória, que “110 anos de amor a Setúbal não podem acabar em indiferença”.

- PUB -

Uma preocupação que ilustra bem o estado crítico a que tinha chegado a situação do clube. O Enorme estava, nesse momento, no ponto mais baixo da sua longa história, sem sustentabilidade económica, recursos financeiros, capacidade – e até idoneidade – dirigente, atirado para a terceira divisão e sem qualquer perspectiva séria de futuro.

Hoje, passado um ano, o cenário é bem mais animador. Em apenas 12 meses, o Vitória resgatou o respeito e a dignidade que alguns, ao longo de anos, minaram quase até à lama, e reconquistou a esperança.

Agora, já é possível acreditar, de forma minimamente consciente e racional, que o clube pode, um dia, regressar à glória de outros tempos. E, ainda melhor, talvez essa sobrevivência possa ser plena, sem amputação da SAD ou de outras estruturas do universo vitoriano, como o Estádio do Bonfim.

- PUB -

A recuperação que os actuais órgãos sociais conseguiram operar mede-se pela diferença entre a morte anunciada em que estávamos e a animadora esperança que hoje sentimos.

Por este feito, que certamente ficará gravado a ouro na história do Enorme – assim o tempo confirme o acerto destas opções e a sorte ajude a proteger a sua audácia –, a equipa liderada por Carlos Silva é credora do nosso reconhecimento e gratidão. É preciso, no entanto, perceber que os problemas do Vitória não estão ainda resolvidos.

O passivo continua monstruoso e a actividade corrente não tem, sequer, saldo positivo quanto mais excedentes capazes de pagar o serviço da divida. Mas já há um princípio de reviravolta do plano inclinado em que estávamos.

- PUB -

Finalmente, está a pagar os PER e a saldar dívidas em vez de continuar a fazê-las. Pela primeira vez em várias décadas, nos últimos meses, o Vitória começou a construir em vez de destruir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -