21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVitória Futebol Clube: "Nova era faz renascer a esperança no futuro"

Vitória Futebol Clube: “Nova era faz renascer a esperança no futuro”

No ano passado, por esta altura, escrevíamos neste espaço, a propósito da apatia comunitária com que se assistia ao eclipse do Vitória, que “110 anos de amor a Setúbal não podem acabar em indiferença”.

- PUB -

Uma preocupação que ilustra bem o estado crítico a que tinha chegado a situação do clube. O Enorme estava, nesse momento, no ponto mais baixo da sua longa história, sem sustentabilidade económica, recursos financeiros, capacidade – e até idoneidade – dirigente, atirado para a terceira divisão e sem qualquer perspectiva séria de futuro.

Hoje, passado um ano, o cenário é bem mais animador. Em apenas 12 meses, o Vitória resgatou o respeito e a dignidade que alguns, ao longo de anos, minaram quase até à lama, e reconquistou a esperança.

Agora, já é possível acreditar, de forma minimamente consciente e racional, que o clube pode, um dia, regressar à glória de outros tempos. E, ainda melhor, talvez essa sobrevivência possa ser plena, sem amputação da SAD ou de outras estruturas do universo vitoriano, como o Estádio do Bonfim.

- PUB -

A recuperação que os actuais órgãos sociais conseguiram operar mede-se pela diferença entre a morte anunciada em que estávamos e a animadora esperança que hoje sentimos.

Por este feito, que certamente ficará gravado a ouro na história do Enorme – assim o tempo confirme o acerto destas opções e a sorte ajude a proteger a sua audácia –, a equipa liderada por Carlos Silva é credora do nosso reconhecimento e gratidão. É preciso, no entanto, perceber que os problemas do Vitória não estão ainda resolvidos.

O passivo continua monstruoso e a actividade corrente não tem, sequer, saldo positivo quanto mais excedentes capazes de pagar o serviço da divida. Mas já há um princípio de reviravolta do plano inclinado em que estávamos.

- PUB -

Finalmente, está a pagar os PER e a saldar dívidas em vez de continuar a fazê-las. Pela primeira vez em várias décadas, nos últimos meses, o Vitória começou a construir em vez de destruir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia
- PUB -