26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoUm jornal plural, com informação verificada e sem sensacionalismo

Um jornal plural, com informação verificada e sem sensacionalismo

Saúdo com grande satisfação o 166.º aniversário do jornal O SETUBALENSE. Cabe em mim as razões para o fazer. Pela sua longevidade, pois é o jornal há mais tempo em laboração em Portugal Continental.

- PUB -

Pelo seu papel na imprensa regional e local, sobrevivendo a crises, mudanças de regime e outras vicissitudes. Pelo acompanhamento que tem feito da realidade local, normalmente ignorada pela comunicação social nacional massificada.

Pela importância da imprensa no debate de ideias, troca de opiniões, diversidade de visões e projectos com que cada município do distrito encara as suas realidades.

Tem-no feito de forma plural, com oportunidades aos diversos interlocutores e sempre na óptica da informação verificada sem aquela propensão ao sensacionalismo que tanto tem contribuído para o descrédito dos meios de comunicação.

- PUB -

Temos por hábito, mau, diga-se, de confundir a mensagem com o mensageiro, o que por vezes nos leva à condenação do portador em vez da notícia. Os jornais reflectem a opinião da sociedade. E essa sociedade, felizmente, é diversa.

Reflecte as várias visões do mundo de cada um dos seus interlocutores. É essa a riqueza da troca de ideias, desde que feita de forma correcta. Há um papel determinante na comunicação social que nos tempos que correm é fundamental.

A filtragem da informação. A credibilidade das fontes, a audição de todos os interessados, a tentativa constante de verificar a veracidade da notícia. Num território onde proliferam as redes sociais em que cada um tem direito ao seu momento de glória impune, parece uma coisa de somenos. Mas não é. É fundamental! Parabéns, O SETUBALENSE!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -