26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAberrações

Aberrações

A humanidade vive tempos difíceis e negras perspetivas. Temos abusado e a Natureza responde-nos com todo o seu poderio. Chuvas torrenciais, ciclones, calores tórridos.

- PUB -

Tudo isto estava previsto pelos entendidos. Mas mesmo para alguns deles, para já e com tal intensidade, foi alguma surpresa. Mas são unânimes; tais fenómenos extremos vão continuar mesmo que se tomassem  já medidas importantes no sentido de redução da emissão de gases com efeito de estufa e da poluição em geral.

No entanto, o consenso é geral; tais medidas, são imperativas  para se conter, a prazo, o contínuo resvalar para o abismo.

Como recentemente foram atingidas em cheio, grandes potências, veremos!

- PUB -

Mas, apesar destes terríveis avisos, continua a abusar-se. Acordos sobre o clima que não se cumprem, florestas que continuam a ser dizimadas, a nível individual, continua a conspurcar-se a via pública com plásticos, máscaras etc. E agora, foi notícia, o capricho daqueles senhores americanos, podres de ricos, irem ao espaço. E mais, para conseguirem ainda mais dinheiro, constituíram mesmo empresas para organizarem, para outros multimilionários, viagens turísticas espaciais.

Num excelente artigo de opinião no Diário de Notícias de 17/07/21, o ilustre diretor convidado aqui d`O Setubalense no dia do seu 116º aniversário, Viriato Soromenho Marques, afirma : “Estas empresas, ao contrário da propaganda que estes bilionários impingem na imprensa e redes sociais, em nada vão contribuir para o alargamento do conhecimento científico. O seu alvo é o mercado de milhares de multimilionários e novos-ricos, nascidos da brutal desigualdade do neoliberalismo global das últimas décadas. É um mercado de vaidades que o banco helvético,UBS, avalia já em 244 mil milhões, com potencial para crescer até 800 mil milhões em 2030. O impacto ambiental destas viagens para narcisistas incuráveis será tremendo para as alterações climáticas e para feridas na camada de ozono.”Enfim, aberrações!

Além das alterações climáticas, temos a omnipresente pandemia e muita gente,por ignorância ou irresponsabilidade, a comportasse como se ela não existisse. Outros, a aproveitar-se  da situação para explorarem trabalhadores.  O aumento de explorações agrícolas intensivas e superintensivas,e diversos países, por falta de meios, tardando em vacinar as suas populações. O que, por egoísmo dos mais desenvolvidos em não os auxiliar ou menos  explorar, não contribuem para a sua erradicação.

- PUB -

Entre nós,outra aberração que bem cara nos tem saído,é o caso da Groundforce. Centenas de voos cancelados devido à justa luta dos trabalhadores pelos seus salários.

Para além do prejuízo de tantos passageiros. Por exemplo, emigrantes, o turismo e a economia cujo arranque precisamos como de pão para a boca, patina.

A origem, é a forma como a referida empresa tem sido gerida. Desde logo, devido à sua importância estratégica, nunca deveria ter sido privatizada.

Culpados? Os suspeitos do costume. Os que se encontram no poder e os que com eles alternam.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -