22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Opinião Aberrações

Aberrações

A humanidade vive tempos difíceis e negras perspetivas. Temos abusado e a Natureza responde-nos com todo o seu poderio. Chuvas torrenciais, ciclones, calores tórridos.

- PUB -

Tudo isto estava previsto pelos entendidos. Mas mesmo para alguns deles, para já e com tal intensidade, foi alguma surpresa. Mas são unânimes; tais fenómenos extremos vão continuar mesmo que se tomassem  já medidas importantes no sentido de redução da emissão de gases com efeito de estufa e da poluição em geral.

No entanto, o consenso é geral; tais medidas, são imperativas  para se conter, a prazo, o contínuo resvalar para o abismo.

Como recentemente foram atingidas em cheio, grandes potências, veremos!

- PUB -

Mas, apesar destes terríveis avisos, continua a abusar-se. Acordos sobre o clima que não se cumprem, florestas que continuam a ser dizimadas, a nível individual, continua a conspurcar-se a via pública com plásticos, máscaras etc. E agora, foi notícia, o capricho daqueles senhores americanos, podres de ricos, irem ao espaço. E mais, para conseguirem ainda mais dinheiro, constituíram mesmo empresas para organizarem, para outros multimilionários, viagens turísticas espaciais.

Num excelente artigo de opinião no Diário de Notícias de 17/07/21, o ilustre diretor convidado aqui d`O Setubalense no dia do seu 116º aniversário, Viriato Soromenho Marques, afirma : “Estas empresas, ao contrário da propaganda que estes bilionários impingem na imprensa e redes sociais, em nada vão contribuir para o alargamento do conhecimento científico. O seu alvo é o mercado de milhares de multimilionários e novos-ricos, nascidos da brutal desigualdade do neoliberalismo global das últimas décadas. É um mercado de vaidades que o banco helvético,UBS, avalia já em 244 mil milhões, com potencial para crescer até 800 mil milhões em 2030. O impacto ambiental destas viagens para narcisistas incuráveis será tremendo para as alterações climáticas e para feridas na camada de ozono.”Enfim, aberrações!

Além das alterações climáticas, temos a omnipresente pandemia e muita gente,por ignorância ou irresponsabilidade, a comportasse como se ela não existisse. Outros, a aproveitar-se  da situação para explorarem trabalhadores.  O aumento de explorações agrícolas intensivas e superintensivas,e diversos países, por falta de meios, tardando em vacinar as suas populações. O que, por egoísmo dos mais desenvolvidos em não os auxiliar ou menos  explorar, não contribuem para a sua erradicação.

- PUB -

Entre nós,outra aberração que bem cara nos tem saído,é o caso da Groundforce. Centenas de voos cancelados devido à justa luta dos trabalhadores pelos seus salários.

Para além do prejuízo de tantos passageiros. Por exemplo, emigrantes, o turismo e a economia cujo arranque precisamos como de pão para a boca, patina.

A origem, é a forma como a referida empresa tem sido gerida. Desde logo, devido à sua importância estratégica, nunca deveria ter sido privatizada.

Culpados? Os suspeitos do costume. Os que se encontram no poder e os que com eles alternam.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -