26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoTer opinião: um direito das crianças

Ter opinião: um direito das crianças

As mais recentes tendências demográficas, no nosso país e em todo o mundo ocidental, apontam alterações significativas, com destaque para uma acentuada diminuição dos nascimentos. Neste sentido, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística, em 2060, a população portuguesa menor de 15 anos não será mais de 12%. Números concretos são aqueles que registam uma redução de 37,3% de crianças entre 1981 e 2011 – de acordo com os respectivos censos.

- PUB -

Curiosamente, se o peso das crianças nos números da população tem vindo a recuar, o seu espaço jurídico, social e pessoal por direito próprio ganha cada vez mais reconhecimento e consistência.

Esta consciência colectiva sobre a importância da infância e o reconhecimento dos “direitos da criança” ganha voz efectiva, em 1924, na Declaração de Genebra, seguindo-se a Declaração dos Direitos da Criança adoptada pelas Nações Unidas em 1959. Mas apenas em 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança dá a estes direitos uma força jurídica internacional, pois os Estados signatários passam a ser juridicamente responsáveis pela sua salvaguarda.

Em Portugal, a Convenção integra a legislação nacional entre outros documentos que acautelam estes direitos fundamentais, dos quais se destacam a não discriminação; o interesse superior da criança; o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento; e o direito à opinião, a ser ouvida.

- PUB -

Este último, sobretudo, convida a que analisemos a forma como é feita a audição de menores nos processos judiciais e administrativos que lhes dizem respeito. Esta participação é vital não só para a melhoria do funcionamento da justiça, em todas as suas dimensões, mas também para a concretização do princípio do superior interesse da criança. E apesar de, nos últimos anos, terem sido implementadas algumas alterações, nomeadamente legislativas, que promovem o seu reforço, o processo de audição aos menores continua a não estar garantido na prática judiciária, seja porque as crianças simplesmente não são ouvidas, seja porque as condições adequadas à audição não existem.

De facto, a FRA – Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, no seu relatório “Uma justiça adaptada às crianças: perspectivas e experiências de profissionais”, revela haver ainda um longo caminho na adaptação dos procedimentos judiciais a menores na UE. E, juntamente com o Comité de Ministros do Conselho da Europa, faz recomendações concretas para essa caminhada como a necessidade de criar condições para que a criança seja sempre ouvida, a existência de formação específica para os profissionais que trabalham directamente com os menores, a existência de salas adaptadas para audição, a garantia do direito à informação da criança durante todo o processo, o seu acompanhamento por pessoa de confiança, a gravação das audições e o direito à não discriminação.

Urge criar um sistema de justiça adaptado às crianças, que as proteja e salvaguarde devidamente os seus direitos, tanto no nosso país como a nível europeu. Um sistema que dê voz às crianças e não que as silencie.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -