8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Setúbal Universidade Europeia escolhe dois projectos do IPS para construção do ensino e...

Universidade Europeia escolhe dois projectos do IPS para construção do ensino e do futuro

Também a proposta enviada pelo Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal foi uma das oito seleccionadas

Com vista à “construção da Universidade e da Região do Futuro”, a Universidade Europeia E³UDRES² acaba de seleccionar dois projectos elaborados por docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), assim como foi escolhida uma proposta do Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal.

- PUB -

O desafio, lançado no passado mês em forma de concurso de ideias, foi “dirigido à população”, tendo resultado na escolha de três projectos na Península de Setúbal, num total de 50 candidaturas apresentadas, explicou a instituição em comunicado. Os participantes tiveram, assim, de “delinear o que será a universidade ideal em 2030 e os projectos conjuntos com os actores locais que poderão fazer de Setúbal uma região mais inteligente e sustentável”.

O projecto da docente Elisabete Gomes foi um dos seleccionados, ao antever “o IPS como um laboratório europeu de referência, dedicado à investigação, experimentação e formação nas áreas do ar livre, criatividade e comunidade”.

Também a ideia dos professores Nuno Teixeira e Vala Rohani, que “consiste numa plataforma online para descoberta de talento e qualificação e a sua aplicação no contexto das seis instituições de ensino superior envolvidas na E³UDRES²”, foi uma das escolhidas.

- PUB -

Do Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal partiu uma candidatura “assente na educação para a sustentabilidade, através de programas que envolvam toda a comunidade, das famílias ao sector da indústria, passando pelos decisores políticos e pelos agentes educativos, culturais, desportivos, ambientais”.

“Os projectos vencedores serão apresentados publicamente entre os próximos dias 22 e 23 de Março, no âmbito da E³UDRES² Online Opening Conference, que assinala o lançamento oficial da universidade europeia”.

Professora aborda construção sustentável em novo guia

- PUB -

A docente Susana Lucas, professora no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), lançou recentemente um guia prático ligado à construção sustentável, depois de sentir que existia uma lacuna em livros relacionados com a área.

Assim, o livro “Da Manutenção Preventiva à Gestão Sustentável de Edifícios” vem colmatar esta falha, sendo que a docente sistematizou “no novo guia prático toda a informação que considera relevante no que respeita à manutenção preventiva da componente de construção civil dos edifícios”. A obra aborda, igualmente, “estratégias de sustentabilidade na gestão de edifícios, bem como o conhecimento mais actual sobre construção sustentável e saudável”.

 

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -