16 Abril 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Universidade Europeia escolhe dois projectos do IPS para construção do ensino e...

Universidade Europeia escolhe dois projectos do IPS para construção do ensino e do futuro

Também a proposta enviada pelo Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal foi uma das oito seleccionadas

Com vista à “construção da Universidade e da Região do Futuro”, a Universidade Europeia E³UDRES² acaba de seleccionar dois projectos elaborados por docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), assim como foi escolhida uma proposta do Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal.

- PUB -

O desafio, lançado no passado mês em forma de concurso de ideias, foi “dirigido à população”, tendo resultado na escolha de três projectos na Península de Setúbal, num total de 50 candidaturas apresentadas, explicou a instituição em comunicado. Os participantes tiveram, assim, de “delinear o que será a universidade ideal em 2030 e os projectos conjuntos com os actores locais que poderão fazer de Setúbal uma região mais inteligente e sustentável”.

O projecto da docente Elisabete Gomes foi um dos seleccionados, ao antever “o IPS como um laboratório europeu de referência, dedicado à investigação, experimentação e formação nas áreas do ar livre, criatividade e comunidade”.

Também a ideia dos professores Nuno Teixeira e Vala Rohani, que “consiste numa plataforma online para descoberta de talento e qualificação e a sua aplicação no contexto das seis instituições de ensino superior envolvidas na E³UDRES²”, foi uma das escolhidas.

- PUB -

Do Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal partiu uma candidatura “assente na educação para a sustentabilidade, através de programas que envolvam toda a comunidade, das famílias ao sector da indústria, passando pelos decisores políticos e pelos agentes educativos, culturais, desportivos, ambientais”.

“Os projectos vencedores serão apresentados publicamente entre os próximos dias 22 e 23 de Março, no âmbito da E³UDRES² Online Opening Conference, que assinala o lançamento oficial da universidade europeia”.

Professora aborda construção sustentável em novo guia

- PUB -

A docente Susana Lucas, professora no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), lançou recentemente um guia prático ligado à construção sustentável, depois de sentir que existia uma lacuna em livros relacionados com a área.

Assim, o livro “Da Manutenção Preventiva à Gestão Sustentável de Edifícios” vem colmatar esta falha, sendo que a docente sistematizou “no novo guia prático toda a informação que considera relevante no que respeita à manutenção preventiva da componente de construção civil dos edifícios”. A obra aborda, igualmente, “estratégias de sustentabilidade na gestão de edifícios, bem como o conhecimento mais actual sobre construção sustentável e saudável”.

 

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre...
- PUB -