27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSinesConstrução de canil de Sines prestes a arrancar

Construção de canil de Sines prestes a arrancar

Equipamento vai custar 180 mil euros aos cofres da autarquia. Deverá ficar concluído ainda este ano ou no início do próximo e constitui resposta ao aumento de animais errantes – matilhas de cães e colónias de gatos – registado no concelho

 

- PUB -

 

A Câmara de Sines vai construir um canil municipal na zona da Costa do Norte, num investimento que ascende a 180 mil euros. A obra está prevista iniciar-se já em Julho e deverá estar concluída “entre o final deste ano e o início de 2020”, revelou o presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas.

Combater o aumento de animais errantes no concelho é o objectivo do município, que já adjudicou os trabalhos de execução da empreitada.

- PUB -

“Finalmente conseguimos adjudicar a execução do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais, que vai dar resposta aos problemas que temos tido com cães e gatos na cidade e queremos que esta seja uma primeira resposta a esta necessidade urgente”, disse à agência Lusa o autarca, adiantando que o investimento é “totalmente financiado pelo município”.

O equipamento vai ser construído em terrenos municipais, “na zona da Costa do Norte”, em Sines, numa área que está sob jurisdição da administração portuária, sublinhou Nuno Mascarenhas, para realçar a importância da localização, “próxima da cidade” mas “devidamente distante das habitações”.

O projecto prevê a construção de um edifício de raiz com um “conjunto de boxes” para albergar os animais, gabinetes para os técnicos e de espaços para receber as pessoas que tragam animais para o canil, que irá servir também de apoio ao futuro Centro de Recolha Oficial Intermunicipal previsto para o concelho vizinho de Santiago do Cacém.

- PUB -

Nuno Mascarenhas lembrou as “dificuldades em adjudicar a obra” do futuro canil municipal, em virtude dos “concursos ficarem desertos”, para justificar os atrasos na resolução de “um problema que já se arrasta há muitos anos” e que tem conduzido ao aumento de matilhas de cães e de colónias de gatos na cidade de Sines.

“É um problema que já se arrasta há muitos anos e este executivo [PS], pela sensibilidade que temos e pela capacidade [financeira] que neste momento já dispomos, quer dar uma resposta adequada a um problema que continua a subsistir e que queremos ver resolvido o mais rapidamente possível”, concluiu.

O SETUBALENSE com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -