Vaivém gratuito garante acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro

Vaivém gratuito garante acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro

Vaivém gratuito garante acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro

Protocolo celebrado entre a autarquia e a Transportes Metropolitanos de Lisboa entra em vigor a 1 de Junho

Os amantes das praias da Arrábida vão este ano poder desfrutar do serviço de transporte público gratuito para se deslocarem até lá. Abrangidas estão as praias do Creiro, Galapinhos e Galapos por um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Transportes Metropolitanos de Lisboa.

- PUB -

“Considerando a crescente procura das praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, e as restrições impostas pela interrupção na Rua Círio da Arrábida entre a Praia da Figueirinha e a Praia de Galapos, é essencial melhorar as opções de transporte público para estas praias, evitando o recurso ao veículo individual”, detalha a medida aprovada esta quarta-feira em sede de reunião pública do executivo.

Para fazer face ao “Programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2024 – Arrábida O2” a linha a utilizar será a 4477 que vai funcionar “em sistema de vaivém, entre a paragem final da linha 4470, no parque de estacionamento da Praia do Creiro, e as praias do Creiro, Galapinhos e Galapos”, como explica a autarquia em nota de Imprensa.

Esta vai entrar em vigor durante o período de época balnear – de 1 de Junho a 15 de Setembro – começando inicialmente a funcionar aos fins-de-semana e feriados e, a partir de 1 de Julho, também aos dias úteis. A carreira vai funcionar entre o período das 08h30 e as 20 horas.

- PUB -

O acordo a celebrar entre as duas entidades vai garantir, por parte da transportadora, a gratuitidade da mobilidade “evitando que os veraneantes tenham de utilizar modos suaves de circulação ou de fazer o trajecto a pé”. Já da mão da autarquia vão sair “as verbas que resultam da multiplicação do número de títulos de transporte abrangidos pelo presente acordo, adquiridos no mês correspondente, pelo montante resultante da redução tarifária”.

Segundo esta entidade a medida vai “ao encontro das estratégias municipais de descarbonização e promoção de um turismo sustentável, assegurando que as praias de Galapos, Galapinhos e Creiro continuem a ser acessíveis por todos”.

Vale lembrar que para quem queira frequentar a Praia de Galapos e circule do lado da cidade de Setúbal o acesso está vedado – a partir da praia da Figueirinha – por ordem da Câmara Municipal de Setúbal que decidiu encerrar a circulação na Rua do Círio da Arrábida, já há um ano e meio. Na zona vedada, entre estas duas praias, “é proibida toda a circulação rodoviária, sejam veículos motorizados ou velocípedes, bem como pedonal, não sendo, assim, possível qualquer presença humana na área para qualquer fim, incluindo actividades como a pesca, o turismo, de lazer e desportivas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -