19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Urgência Geral do São Bernardo conta com nova Unidade de Internamento de Curta Duração

Urgência Geral do São Bernardo conta com nova Unidade de Internamento de Curta Duração

Urgência Geral do São Bernardo conta com nova Unidade de Internamento de Curta Duração

Espaço substitui o Serviço de Observação e está equipado com rampas de oxigénio, camas eléctricas e monitorização constante

 

O serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) conta agora com uma nova Unidade de Internamento de Curta Duração, “dotada de 33 camas”, o que representa um reforço de 21 camas relativamente à anterior unidade.

- PUB -

O novo espaço, que “resulta da requalificação da antiga lavandaria”, entrou em funcionamento na quinta-feira, 23 de Fevereiro, “passando a integrar o Serviço de Urgência Geral e a substituir o Serviço de Observação”, explica o CHS em comunicado.

No que diz respeito ao investimento, e apesar de não adiantar nenhum valor, o Centro Hospitalar revela que a nova Unidade de Internamento de Curta Duração do serviço de Urgência Geral, na qual permanecem os doentes em observação até decisão clínica de internamento ou alta”, foi construída com o apoio dos beneméritos Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, “através da doação de um montante avultado, em 2021”.

A O SETUBALENSE, o Centro Hospitalar de Setúbal explicou que a Unidade de Internamento de Curta Duração, ao estar integrada no serviço de Urgência Geral, “é chefiada pelo [médico] Vítor Augusto”, revelando que durante a última semana esteve “tudo a correr de acordo com o previsto”.

- PUB -

O espaço, que “permite aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos utentes, com maior qualidade assistencial”, está “equipado com rampas de oxigénio, vácuo e ar comprimido, camas eléctricas e monitorização constante”.

Já para este mês, segundo assegurou o ministro da Saúde a 15 de Fevereiro, está previsto o arranque da obra de ampliação do Hospital de São Bernardo, tratando-se de uma empreitada “que vai demorar cerca de um ano e meio a ser completamente edificada”.

Em visita realizada à unidade hospitalar, na qual estiveram também presentes os presidentes das câmaras de Setúbal, de Palmela e de Sesimbra, Manuel Pizarro garantiu que a obra, reivindicada há vários anos pelos profissionais e pela população, “permitirá instalar com boas condições as urgências de adultos e pediátrica”.

- PUB -

“Um edifício materno-infantil, portanto todo o serviço de partos e serviço pediátrico ficarão muito bem instalados e também libertará espaço dentro do hospital para que outros serviços sejam melhor acondicionados”, disse o governante.

A obra de ampliação do Hospital de São Bernardo representa um investimento superior a 27 milhões de euros e foi adjudicada à empresa Ferreira Build Power, sendo que o respectivo contrato foi assinado em Dezembro último.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -