12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Semana da Mobilidade destaca importância da poupança energética

Semana da Mobilidade destaca importância da poupança energética

Semana da Mobilidade destaca importância da poupança energética

Dia Europeu Sem Carros é um dos destaques desta 22.ª edição, que tem como tema central “Economize Energia”

 

A Semana Europeia da Mobilidade está a chegar e neste ano apresenta como tema central “Economize Energia”. A 22.ª edição deste evento, que decorre entre 16 e 22 de Setembro, tem como principal destaque o Dia Europeu Sem Carros, com interdição ao trânsito automóvel de algumas ruas do centro histórico de Setúbal.

- PUB -

Nesta edição, a Semana Europeia da Mobilidade apela à importância da poupança energética como “forma de minimizar a exposição a eventos climáticos extremos”, como “ondas de calor generalizadas, inundações, incêndios e desertificação, com efeitos nefastos e irreversíveis”, que resultam num “risco imediato de escassez de água e electricidade”.

Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que a intenção desta semana passa por “consciencializar para uma mobilidade urbana sustentável” e “promover a mudança de comportamentos”, nomeadamente com o incentivo à “utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes”.

Quanto à programação para o Dia Europeu Sem Carros, marcado para 22 de Setembro, a mesma inclui acções de promoção da personalização de algumas ruas do centro histórico, com o encerramento ao trânsito automóvel das ruas Arronches Junqueiro e Pereira Cão e da Praça de Bocage, das 09h00 às 17h00.

- PUB -

Neste mesmo horário a Praça do Bocage acolhe uma exposição de veículos “amigos do ambiente” e disponibiliza cicloficinas, que “prestam assistência técnica gratuita a utilizadores de bicicletas”.

Ainda nesta mítica praça sadina, entre as 09h00 e as 10h00, regressa a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projecto ‘Somos CMS’. Esta acção tem como objectivo apelar aos colaboradores municipais e à população em geral para “realizarem de bicicleta o trajecto diário entre a residência e o local de trabalho”, esclarece a autarquia.

Já no Cinema Charlot, no Interface de Transportes e noutras instalações municipais vai decorrer, ao longo da Semana Europeia da Mobilidade, uma acção de sensibilização para a mobilidade em modos mais sustentáveis e suaves, assim como a promoção da utilização do transporte público e do passe Navegante na Área Metropolitana de Lisboa, através da exibição de pequenos filmes sobre o tema.

- PUB -

No intuito de assinalar esta semana, a Câmara de Setúbal associa-se ao “Passeio de Bicicleta Metropolitano – Margem Sul”. Esta acção de sensibilização é promovida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), no dia 16, tendo como objectivo incentivar à utilização da bicicleta.

Já a 17 de Setembro, a autarquia também se associa ao passeio de bicicleta “Azeitão Fancy Women Ride Bike”. Trata-se de um evento mundial de promoção independente dedicado em exclusivo a mulheres, que tem um código de vestimenta, pedindo que as participantes se vistam com “um look fancy, mostrando o seu lado chique”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -