22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Rota do Pitéu está de regresso com menus a preço especial

Rota do Pitéu está de regresso com menus a preço especial

Rota do Pitéu está de regresso com menus a preço especial

Duas dezenas de casas típicas servem petiscos aos setubalenses. Evento começa sexta-feira e vai até 28 de Julho

Está de regresso a Setúbal a Rota do Pitéu, com cerca de duas dezenas de casas típicas do concelho setubalense a servirem petiscos acompanhados de um copo de cerveja ou água, tudo pelo preço de cinco euros. A quinta edição do evento começa já esta sexta-feira e vai até 28 de Julho.

- PUB -

Ao longo destes 17 dias para “petiscar, conviver e saborear”, tudo em 16 estabelecimentos iguarias de influência regional, serão apresentadas “recriações” de petiscos tradicionais portugueses, sendo que alguns dos participantes adaptam aquilo que já têm na ementa para a rota, enquanto outros criam um prato específico.

Nesta quinta edição, segundo informa a Câmara Municipal de Setúbal em nota de Imprensa, a ementa pode conter cuscuz com camarão, laranja e moscatel, na Porta 165, perninhas de rã fritas com molho caseiro, na Petisqueira do Manel, ou ovos rotos à setubalense, na Tas’ka Moca.

De acordo com a autarquia setubalense, “vale ainda a pena fazer uma paragem” no Skál Artesanal para “provar caracóis”, ou na Taberna do Fernando dos Jornais e no Café-Restaurante Arco-Íris, “onde se apresentam pastéis de bacalhau e moelas”.

- PUB -

No evento há ainda espaço para as iscas, na Bardo Taverna Medieval, ovas de choco, no Ora H, linguiça d’avó com alecrim, na Taberna do Largo, e “Pitéu da Tasca”, na Tasca do Choco. As restantes propostas são lombinhos com queijo de Azeitão, na Tasca do Galo, e bruschetta de sardinha, na Tostaria do Bairro.

Este certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como objectivo “promover o sector da restauração e proporcionar uma oferta original”. O evento apresenta, em tabernas, petisqueiras e marisqueiras, “propostas tradicionais e únicas de petiscos baseados em produtos da região”, com o valor fixo de cinco euros.

Criada em plena pandemia, no ano de 2020, a Rota do Pitéu foi criada para “promover e aumentar a viabilidade do comércio local e a sua atractividade, alavancando o sector da restauração”. A autarquia recorda ainda que esta foi a marca mais votada pelos consumidores na categoria de “Projetos de Promoção Gastronómica”, recebendo o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -