Concelho escolhido por ser conhecido “como o epicentro das águas abertas a nível mundial em termos organizativos”
A cidade de Setúbal, mais concretamente o Parque Urbano de Albarquel, foi escolhida pela Federação Internacional de Natação (FINA) para acolher a prova de apuramento olímpico de águas abertas, que estava inicialmente agendada para Fukuoka, no Japão, anunciou ontem a federação portuguesa da modalidade.
Em comunicado, o organismo que tutela a natação portuguesa refere que a data da prova “ainda não está totalmente fechada, mas tudo aponta para o fim-de-semana de 19 e 20 de Junho”. Esta será a terceira vez que o Sado recebe uma prova de apuramento olímpico, que contará com a presença dos nadadores lusos Tiago Campos, Angélica André e Mafalda Rosa, depois de ter sido palco da qualificação para os Jogos Londres2012 e Rio2016.
Em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), Rui Sardinha, vice-presidente do organismo, refere que “Setúbal é conhecida como o epicentro das águas abertas a nível mundial em termos organizativos, e no desafio sempre presente e diferente que a sua prova empresta aos nadadores presentes”.
O responsável destaca o apoio do Governo à prova que, considera, “lança Portugal uma vez mais na cena internacional dos grandes eventos desportivos”. Na passada segunda-feira, a FINA anunciou o cancelamento das provas de qualificação olímpica de águas abertas, saltos para água e natação artística, previstas para Abril e Maio, em Tóquio e Fukuoka.
A competição de águas abertas deveria decorrer em Fukuoka, nos dias 29 e 30 de Maio. Para a cidade de Tóquio estavam agendadas a competição de natação artística, na qual deve participar o dueto português composto por Beatriz Gonçalves e Sheila Vieira, e a de saltos para a água.
Os Jogos Tóquio2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, deverão decorrer entre 23 de Julho e 08 de Agosto.
AO // AJO // Lusa
Centro Municipal de Natação de Águas Abertas pronto para receber população
O Centro Municipal de Natação de Águas Abertas de Setúbal está já apto a receber a população para a prática de actividade física e desportiva, tendo a Câmara Municipal sadina procedido ontem à sua abertura.
No equipamento desportivo, localizado no Parque Urbano de Albarquel, marcou presença Pedro Pina, vereador da autarquia com o pelouro do Desporto, para a realização de “uma sessão simbólica de natação, que assinalou a abertura da actividade do centro”, esclareceu o município em comunicado.
“O Centro Municipal de Natação de Águas Abertas dá sentido à estratégia municipal de desenvolvimento do desporto, utilizando o rio Sado como um dos principais equipamentos para a promoção da actividade física e desportiva da cidade”, sublinhou no final da sessão.
Inaugurada a 15 de Setembro de 2020, “num investimento de 75 mil euros”, a nova infra-estrutura foi edificada a partir de “uma parceria estabelecida entre a autarquia e o Grupo Supera e reúne uma série de valências que facilitam a prática da modalidade de natação em águas abertas, seja a título individual ou colectivo, bem como nas componentes formativa, de recreio ou de treino competitivo”.
“Nesta fase inicial, o centro funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, num horário com dois períodos, das 10h00 às 14h00 e das 15h30 às 18h00. Aos sábados abre de manhã, das 09h00 às 12h30. As inscrições devem ser feitas no local e contemplam cartão de utente, seguro desportivo e taxa de utilização dos serviços do centro”.