12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Nomeação de Américo Aguiar pode acontecer já esta quinta-feira

Nomeação de Américo Aguiar pode acontecer já esta quinta-feira

Nomeação de Américo Aguiar pode acontecer já esta quinta-feira

Diocese de Setúbal está pronta para receber novo bispo desde que D. José Ornelas saiu do cargo

 

A nomeação de Américo Aguiar como bispo de Setúbal poderá acontecer já esta quinta-feira. Ao que O SETUBALENSE conseguiu apurar, a nomeação já está marcada, sendo que Diocese de Setúbal está pronta para receber um novo bispo “desde que D. José Ornelas saiu do cargo”.

- PUB -

O bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude será nomeado bispo da diocese de Setúbal antes de ser empossado como cardeal, cerimónia que está marcada para 30 de Setembro, em Roma.

Ao que O SETUBALENSE conseguiu apurar junto de fonte próxima da Diocese, a mesma está preparada para esta nomeação. “Desde que D. José Ornelas saiu, que a Diocese de Setúbal está pronta para receber um novo bispo”.

Contactada por O SETUBALENSE, a Diocese de Setúbal garante que não tem qualquer informação e não pode fazer confirmação oficial, remetendo essa confirmação para a Santa Sé.

- PUB -

Em declarações recentes Américo Aguiar afirma que não tem “nada a dizer sobre qualquer possível nomeação”, uma vez que aguarda “instruções sobre a nova missão”. Esta “nova missão” pode ser “continuar em Lisboa, ir para Setúbal, para as Forças Armadas, para a Cúria em Roma ou qualquer outra missão”, acrescenta.

Américo Aguiar, nascido em Leça do Balio, Matosinhos, e que fará em Dezembro 50 anos, tem uma ‘ligação’ à cidade de Setúbal. O futuro cardeal é natural da mesma localidade onde nasceu o primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.

Américo Aguiar estará no final do mês em Roma para receber os símbolos cardinalícios, depois de o Papa Francisco ter anunciado, a 9 de Julho, um consistório para a criação de mais 18 cardeais, entre os quais o português Américo Aguiar, que desta forma passa a ser o quarto cardeal do país com direito a voto num eventual conclave.

- PUB -

Américo Aguiar virá ocupar a vaga deixada por José Ornelas, que é bispo de Leiria-Fátima, desde Março de 2022, após ter estado na diocese de Setúbal desde 2015.

A Diocese de Setúbal está vacante há 598 dias, desde 28 de Janeiro do ano passado. Enquanto se aguarda a nomeação do próximo bispo para a Diocese de Setúbal, o governo da mesma compete ao Colégio dos Consultores, que elegeu o Padre José Lobato como Administrador Diocesano de Setúbal, o que significa que todas as obrigações do bispo são por si assumidas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -