Iniciativa do politécnico e da Câmara de Setúbal associam-se à NEI, com muitas actividades marcadas para hoje
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) leva hoje a ciência ao centro histórico da cidade ao associar-se este ano à Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Através de um conjunto de actividades dirigidas ao grande público, em parceria com o município, o politécnico espalha a ciência por Setúbal.
A O SETUBALENSE, Luísa Carvalho, Vice-Presidente do IPS, mostrou-se entusiasmada com o evento, garantindo que é um evento para todos. “O objectivo é partilhar estes projectos com as crianças e as famílias, poder interagir com a comunidade e dar a conhecer aquilo que o politécnico desenvolve. Este evento não é para os cientistas, é para todos”, referiu, prosseguindo. “Queremos mostrar aquilo que o IPS faz bem, do ponto de vista da ciência, e passar a mensagem de forma clara, uma vez que pode ser difícil de entender pelas pessoas comuns, pretendemos então torná-la acessível para todos”, concluiu.
A Noite Europeia dos Investigadores tem entre os seus grandes objectivos “aproximar os investigadores do público e aumentar o interesse das crianças e jovens na ciência e nas carreiras científicas”, como refere em nota de imprensa.
Com a temática comum “Sustentabilidade e Bem-estar”, os investigadores do IPS irão marcar presença na Praça de Bocage e na Casa da Cultura, com o objectivo de dar a conhecer os seus projectos e a forma como o conhecimento científico que produzem impacta a vida quotidiana dos cidadãos.
Colocando sempre a ciência como pano de fundo, bem como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as várias actividades programadas para o serão de hoje, como conversas temáticas, sessões de cinema, prova de vinhos e actividades de ilustração científica, entre outras, foram desenhadas para “permitir a descoberta, a intervenção e a opinião do público, que será convidado a deixar sugestões de temas a debater com os investigadores em 2023”.