19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Mostra das Tradições Marítimas de volta ao PUA para 16 dias de actividades náuticas

Mostra das Tradições Marítimas de volta ao PUA para 16 dias de actividades náuticas

Mostra das Tradições Marítimas de volta ao PUA para 16 dias de actividades náuticas

Inauguração do certame está marcada para sexta-feira com deposição de flores em honra dos pescadores e mostra fotográfica

O Parque de Albarquel (PUA) prepara-se para, a partir de sexta-feira, começar a receber mais uma edição da Mostra das Tradições Marítimas, evento que se estende até 16 de Junho. Dias temáticos, gastronomia e animação ou experiências únicas à beira-mar com o Cais Vivo são algumas das propostas para este ano.

- PUB -

As festividades começam na sexta- -feira de manhã (Dia Nacional do Pescador) com a ida ao Monumento aos Pescadores Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, para deposição de flores, sendo que a abertura do certame está marcada para as 18 horas com a inauguração da exposição fotográfica “Vidas de Mestre”, na Avenida José Mourinho, onde vai ser possível ver mestres e as suas DR respectivas embarcações. Seguidamente, e pelas mãos da União de Freguesias de Setúbal – organizadora do evento –, há um momento de “bênção e bota-abaixo de três botes”, explica a nota de Imprensa daquela freguesia. É depois tempo de aproveitar a animação musical e visitar as tasquinhas.

Dias temáticos, gastronomia e Cais Vivo são chamariz

Apesar do certame se estender por 16 dias alguns desses estão ‘reservados’ a comemorar e a homenagear algumas instituições da cidade. Assim, a novidade este ano são os Dias Temáticos, onde se esperam várias actividades adaptadas a cada um deles.

- PUB -

As famílias e utentes da União das Freguesias de Setúbal serão os primeiros a ser lembrados, este domingo (2 de Junho), seguem-se os Bombeiros Sapadores de Setúbal com um almoço dia 9, os utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal no dia 10, e, a 15, os utentes do Espaço MaiorIdade da Junta de Freguesia de São Sebastião. Para dia 16, último dia do certame, está agendada a tradicional Regata de Botes a Remos e um almoço da comunidade piscatória.

A gastronomia e a animação são outros dois aliados do certame. Enquanto a música ao vivo vai invadir todo o espaço do PUA, onde se destacam diversos artistas com diferentes estilos musicais, vão também servir- -se os “Petiscos com Sabor a Mar”, que oferecem “uma variedade de pratos típicos confeccionados com produtos frescos”.

A náutica e o rio Sado são outros dois factores que movem o certame, por isso é que foi montado o programa “Cais Vivo: Experiências Únicas à Beira-Mar”. Além dos Serviços Municipalizados de Setúbal estarem disponíveis para uma oficina de águas com sabores, e a biblioteca disponibilizar livros com temáticas ligadas às águas, juntam-se também outras actividades que vão decorrer diariamente.

- PUB -

“O Cais Vivo será, diariamente, o palco de actividades práticas tais como baptismos de mar, demonstrações de pesca com diversos tipos de apetrechos, passeios de Bote e bote à vela, pesca de chinchorro, pesca de rede, oficina de carpintaria e calafate, pesca com covos, mostra de roupa tradicional de pescador, técnicas de conserveira ou ainda actividades desportivas como canoagem, remo, stand up paddle, orientação e navegação”, descreve o mesmo comunicado.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -