29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Ministério do Ambiente afirma que vedações na Herdade da Comenda violam ambiente

Ministério do Ambiente afirma que vedações na Herdade da Comenda violam ambiente

Ministério do Ambiente afirma que vedações na Herdade da Comenda violam ambiente

Em resposta aos deputados do PS, o Ministério do Ambiente diz que já mandou remover as vedações colocadas no Parque natural da Arrábida

Os deputados do grupo parlamentar do PS, eleitos por Setúbal, questionaram o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, sobre a legalidade das vedações de arame que foram levantadas na Herdade da Comenda, em Setúbal, a quais, segundo consideram, estão a “impedir o acesso público” a este território do Parque Natural da Arrábida. Receberam como resposta da tutela que “as normas ambientas estão a ser violadas”.

- PUB -

O Ministério do Ambiente e Acção Climática considera que “a Herdade da Comenda tem vindo a violar as normas ambientais aplicáveis ao Parque Natural, nomeadamente ao seu Plano de Ordenamento”, foi a resposta que os deputados socialistas receberam da parte da tutela, quanto à instalação de vedações na propriedade.

Refere ainda o grupo parlamentar do PS, através de comunicado, que o Ministério assinalou na mesma resposta que “no ano passado”, “foram emitidos três ofícios com parecer desfavorável para a instalação de vedação e foi transmitida a necessidade de remover a vedação e arame farpado instalados”. No mesmo comunicado, os deputados dizem que “estão em curso os respectivos processos de contra-ordenação pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”.

Segundo o deputado socialista Filipe Pacheco, a instalação da vedação vem inibir “que os melhores conhecedores dos trilhos da Serra [da Arrábida] possam usufruir plenamente do seu património natural, sem que estas actividades de lazer prejudiquem directa ou indirectamente os proprietários”. A isto acrescenta o argumento que o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida “interdita a obstrução de qualquer tipo de passagem nos caminhos públicos e de acesso às linhas e aos planos de água”.

- PUB -

A resposta do Ministro do Ambiente acrescenta que “os Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Arrábida elaboraram autos de notícia relacionados com a instalação indevida de vedações nesta propriedade, estando em curso os processos de contra-ordenação”, revelam os eleitos socialistas.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -