27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Manuel Fernandes a dois votos da unanimidade na UGT Setúbal

Manuel Fernandes a dois votos da unanimidade na UGT Setúbal

Manuel Fernandes a dois votos da unanimidade na UGT Setúbal

Central sindical cresceu 13% no distrito. Hospital do Seixal, aeroporto e trabalho digno em agenda para o novo mandato

Os órgãos que constituem a UGT Setúbal – Mesa do Congresso e do Conselho Geral, Secretariado e Conselho Fiscalizador de Contas – foram eleitos em lista única, no passado sábado para o quadriénio 2023-2027, por 55 dos 57 congressistas que votaram, registando-se dois votos em branco. Os resultados foram anunciados por António Neves, presidente do congresso, no encerramento dos trabalhos, que tiveram lugar no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, em Montijo.

Manuel Fernandes foi reconduzido na presidência da direcção e – depois de realçar o “aumento de cerca de 13 por cento dos sindicatos filiados” na central sindical, num distrito tradicionalmente “difícil para UGT” – passou a receita para o novo mandato. A começar pela saúde que, considerou, “deixará de ser problema na região de Setúbal quando o Hospital do Seixal passar a ser uma realidade”. E o recado para a tutela veio de seguida: “A UGT Setúbal e o seu secretariado querem ver a abertura do concurso e adjudicação [da obra], tal como foi prometido pelo ministro da Saúde. É um dos dossiers que iremos acompanhar de muito perto”, disse, ao mesmo tempo que elogiou o Governo pelo arranque das obras de ampliação do Centro Hospitalar de Setúbal no São Bernardo.

- PUB -

O investimento no desenvolvimento da região merecerá também atenção especial. Os efeitos da criação da NUTS II Península de Setúbal, no que toca ao acesso a financiamentos europeus, só serão sentidos a partir de 2027 e, até lá, o Governo tem de fazer uma “discriminação positiva que deverá ser plasmada nos dossiers de outro tipo de fundos comunitários, nomeadamente através da agilidade do PRR”, observou o responsável, com a promessa de que a UGT Setúbal acompanhará “a par e passo” o processo.

Outros focos de acção

O futuro aeroporto para a região, com o Montijo no centro das atenções, será “outro dos dossiers” em cima da mesa. “É impensável, é inqualificável, que a UGT Setúbal deixe passar em claro [o cenário de] este investimento sair para outra região. São 10 mil postos de trabalho directos, grande parte deles qualificados, que estão em causa. A UGT Setúbal não perdoará àqueles que se opõem ao projecto e que se dizem defensores dos trabalhadores”, disparou, numa crítica implícita ao posicionamento da CDU e de quem se opôs a “uma decisão que chegou a estar tomada”.

- PUB -

Em foco estará igualmente a Agenda de Trabalho Digno, que “contempla cerca de 70 medidas, todas elas em benefício dos trabalhadores”, indicou. A UGT Setúbal promete “incentivar o diálogo social e a negociação colectiva para que as soluções reflictam as realidades concretas de cada situação específica da economia na região”. E “irá monitorizar no terreno a aplicação de toda a legislação publicada para esse efeito”, assumiu.

“A actualização real do salário mínimo nacional, de forma fasea#da, deverá continuar a evoluir em cada ano com o objectivo de atingir os 900 euros em 2026”, frisou, tal como estabelecido no acordo rubricado entre a central sindical, o Governo e as confederações patronais no final do ano passado. E, adiantou, “o aumento do salário médio” será prioridade também.

Lucinda Dâmaso, presidente da UGT, encerrou as intervenções. E realçou o histórico da central sindical. “A UGT foi sempre garante de todos os acordos de concertação social. A UGT é o principal e o grande pilar da democracia portuguesa”, concluiu.

- PUB -

A sessão contou com as presenças, entre outros, da vice-presidente da Câmara Municipal do Montijo, Clara Silva, Paulo Ribeiro, presidente da distrital de Setúbal do PSD, e Eurídice Pereira, a representar a Federação Distrital de Setúbal do PS.

A jornada no Montijo contemplou, à tarde, um seminário que debateu o futuro da concertação social.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -