Lar Acácio Barradas inaugurado pela Secretária de Estado da Acção Social e Inclusão

Lar Acácio Barradas inaugurado pela Secretária de Estado da Acção Social e Inclusão

Lar Acácio Barradas inaugurado pela Secretária de Estado da Acção Social e Inclusão

Clara Marques Mendes na inauguração do espaço que teve um investimento global de cinco milhões de euros

O Lar Acácio Barradas em Setúbal foi inaugurado nesta terça-feira, contando com a presença da secretária de Estado da Acção Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, juntamente com mais de meia centena de pessoas. A governante expressou o reconhecimento do Governo pelo trabalho desenvolvido pelas misericórdias, destacando o exemplo da Misericórdia de Setúbal pelas obras de ampliação e requalificação deste espaço, que representam um investimento global de cinco milhões de euros.

- PUB -

Clara Marques Mendes lembrou, como sinal desse reconhecimento pelo trabalho das misericórdias e de todo o sector social, algumas medidas adoptadas pelo actual Governo, como a recente actualização extraordinária das comparticipações do Estado para o sector social, com retroactivos a Janeiro. “Deixo aqui este sinal de reconhecimento, quer com a presença, quer com aquilo que estou a dizer que tem sido a nossa actuação. Precisamos de todos para governar bem. É com esta proximidade, em que ouvimos as instituições e as pessoas para que possamos fazer alterações que são condizentes com aquilo que são as necessidades”.

No término do seu discurso, a secretária de Estado deixou as palavras de “reconhecimento, articulação e compromisso”, juntamente com a garantia que tentará sempre “sensibilizar o Estado para determinadas burocracias” que exige a este tipo de instituições. “Contem sempre comigo”, reforçou Clara Marques Mendes.

O provedor da Misericórdia de Setúbal, Cardoso Ferreira, considerou que se trata de uma obra “muito importante”, deixando também claro que a visita da secretária de Estado é um estímulo para os órgãos sociais que representam a Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.

- PUB -

Presente nesta cerimónia esteve também o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que reconheceu a “qualidade” da oferta do Lar Acácio Barradas. Para o autarca este foi “um dia de festa” para Setúbal, considerando que esta instituição apresenta uma “oferta qualificadora” para os munícipes. “Estamos muito satisfeitos e temos o desejo que estes projectos da Santa Casa continuem sempre podendo contar com o apoio da Câmara Municipal”, atirou.

O Lar Acácio Barradas tem capacidade para 43 pessoas, das quais 32 através de um acordo de cooperação com a Segurança Social. As restantes 11 pessoas ficam em regime particular, o que deverá ajudar a amortizar o empréstimo contraído pela instituição para a realização das obras.

A requalificação do Lar Acácio Barradas, um investimento global de cinco milhões de euros, comparticipado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), implicou a demolição quase total do edifício antigo, com a excepção das paredes da frente e laterais, e a sua reconstrução com o acrescento de um novo piso superior. No rés-do-chão ficam instalados os serviços administrativos e há uma copa, uma sala de enfermagem, áreas comuns como sala de estar e sala de refeições, e três apartamentos, dois T1 e um T0, enquanto o primeiro andar oferece 19 quartos com casa de banho privativa – quatro individuais, 12 duplos e três triplos – e uma pequena sala de convívio com copa de apoio.

- PUB -

A Misericórdia de Setúbal tem actualmente um total de 265 pessoas residentes em quatro lares – Acácio Barradas, Paula Borba, Centro de Apoio a Idosos Dependentes (CAID) e Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI). Presta ainda apoio domiciliário a 110 pessoas e dispõe de uma clínica de medicina física e reabilitação, que atende em média cerca de 100 pessoas e garante cerca de metade dos tratamentos de fisioterapia dos hospitais de São Bernardo e do Outão, que integram a recém-criada Unidade Local de Saúde (ULS) de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -