Antigo director do Fórum Luísa Todi elogiado por ter projectado culturalmente a cidade
O Rotary Club de Setúbal homenageou, na passada quinta-feira, João Pereira Bastos com o galardão “Profissional do Ano Rotary 2019-2020”, numa cerimónia que decorreu no Restaurante “O Quintal”.
Helena Mattos, anterior presidente do Rotary, enalteceu a vida de João Pereira Bastos e agradeceu a sua influência positiva para a cultura em Setúbal, durante a sua actividade no Fórum Municipal Luísa Todi, o qual ajudou a projectar, tal como a cidade.
E classificou ainda a programação cultural montada por Pereira Bastos como “excelente, diversificada” e “marcada pelo rigor e qualidade”.
João Pereira Bastos tem entregado a sua vida à cultura. Destacam-se, ainda assim, os momentos em que foi director artístico do Teatro Nacional de São Carlos, nos anos 80; director artístico do Festival Internacional de Macau, entre 1992 e 1999; e director do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, entre os anos de 2012 e 2019.
Tem sido reconhecido, coleccionando diversas distinções e condecorações como a Cruz da Ordem Soberana e Militar de Malta, em 1998, a Medalha de Mérito Cultura da República Portuguesa, no mesmo ano, a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, em 2017, e foi nomeado embaixador de Setúbal, no ano de 2017.
Sensibilizado, o homenageado agradeceu a distinção. Elogiou o esforço e dedicação da Câmara Mu nicipal de Setúbal, na pessoa da presidente Maria das Dores Meira, na reforma do Fórum Luísa Todi e no apoio prestado durante a sua actividade enquanto director do espaço. “Foi muito bom o que se fez aqui”, resumiu.
Mais à frente admitiu ainda um sonho. O desejo de montar um companhia de ópera, apesar de reconhecer as dificuldades inerentes a essa concretização. Para a continuação da sua obra cultural em Setúbal, Pereira Barros formulou um voto: “Que as pessoas sintam a paixão que eu senti”.
Os elogios foram retribuídos por Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, responsável pelas áreas de Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude, que considerou ter sido “um privilégio trabalhar” com Pereira Bastos. “A cidade está-lhe grata”, disse o autarca para o homenageado. E reforçou de seguida: “A transformação da cultura em Setúbal está intimamente ligada a João Pereira Bastos”.
Quem também realçou a importância de João Pereira Bastos para a cultura, em especial a sua acção na cidade de Setúbal, foi o presidente do Rotary Club de Setúbal, Alberto Vale Rêgo, que, a concluir, lembrou a tradição da instituição em “reconhecer e premiar os profissionais das mais diversas áreas”.