19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Grupo de 120 crianças celebra Dia dos Parques Naturais com limpeza do Portinho da Arrábida

Grupo de 120 crianças celebra Dia dos Parques Naturais com limpeza do Portinho da Arrábida

Grupo de 120 crianças celebra Dia dos Parques Naturais com limpeza do Portinho da Arrábida

Associação ARCO, apoiada pelo prémio ‘Avançamos Setúbal’, promoveu iniciativa em parceria com a empresa Rotas do Sal

O Dia Europeu dos Parques Naturais, que se assinalou sexta-feira, foi celebrado de forma diferente, em Setúbal, por 120 crianças de um colégio local que participaram numa ação de limpeza na Praia do Portinho da Arrábida, no Parque Natural da Arrábida.

- PUB -

A iniciativa foi promovida pela ARCO – Associação de Desenvolvimento Social do Sul, em parceria com a empresa Rotas do Sal – Atividades de animação Ambiental e Turismo da Natureza, no âmbito do Projecto Abraçar o Sado e a Arrábida que venceu o prémio ‘Avançamos Setúbal’ instituído pela Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) em parceria com o jornal O SETUBALENSE.

A ação de limpeza teve como principal objectivo sensibilizar os jovens para a importância da conservação ambiental, promovendo a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros. As crianças participaram activamente na recolha de resíduos, aprendendo sobre os impactos negativos do lixo nos oceanos e na vida marinha.

Além da actividade de limpeza, na quarta-feira, Dia Internacional da Biodiversidade, as mesmas entidades organizaram duas palestras numa escola local. As palestras focaram-se no tema das Pradarias Marinhas do Sado e na apresentação do Projeto Ocean Alive – Mariscar sem Lixo. Este projeto visa a proteção das pradarias marinhas e a promoção de práticas sustentáveis de mariscagem, destacando a importância da preservação destes habitats críticos.

- PUB -

A ARCO – Associação de Desenvolvimento Social do Sul, comprometida com o desenvolvimento social e ambiental, e que é a entidade organizadora destas actividades educativas, venceu a II Edição do Prémio ‘Avançamos Setúbal’, que visa distinguir e incentivar projectos ambientais e sociais no distrito de Setúbal.

A Rotas do Sal, especialista em turismo de natureza e animação ambiental, proporcionou o suporte logístico e conduziu sessões informativas sobre a fauna e flora locais, enfatizando a riqueza natural da região e a necessidade de proteger estes recursos valiosos.

Para os responsáveis, “a celebração do Dia Europeu dos Parques Naturais e do Dia Internacional da Biodiversidade através destas iniciativas sublinha a importância da educação ambiental e do envolvimento comunitário na conservação da natureza”.

- PUB -

O Parque Natural da Arrábida O Parque Natural da Arrábida é uma área protegida de grande beleza natural, situada na península de Setúbal, conhecida pela sua biodiversidade única e paisagens deslumbrantes. A preservação deste parque é essencial para a proteção das espécies endêmicas e dos seus habitats.

A ARCO – Associação de Desenvolvimento Social do Sul é uma associação dedicada ao desenvolvimento social, promovendo actividades que melhoram a qualidade de vida das comunidades locais através de projectos educativos, culturais e ambientais.

A Rotas do Sal é uma empresa focada na promoção de actividades de turismo de natureza e animação ambiental, oferecendo experiências que combinam a diversão com a educação ambiental, sensibilizando para a importância da conservação dos recursos naturais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -