23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

 

Um menino a brincar com um comboio numa linha infinita, é esta a escultura, da autoria de Ricardo Romero, que começou esta quarta-feira a ser instalada na rotunda da Praça do Brasil, uma empreitada que já tinha sido anunciada pela Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

Três metros e meio de altura, cerca de uma tonelada de peso, feita em fibra e resina, materiais escolhidos por serem “contemporâneos” e pela “plasticidade”. Assenta sobre uma estrutura em aço e é totalmente branca – não fosse o artista adepto de soluções “mais monocromáticas” – a obra “pretende demonstrar o universo de possibilidades que as pessoas têm ao longo da vida e as escolhas que com elas vão fazendo”, como explica a autarquia em nota de Imprensa. Quem também o explica é o próprio criador da escultura.

“Esta peça parte de um convite feito pelo município para apresentar uma proposta aqui para a Praça do Brasil. Pegando nesse conceito inicial do Brasil, trabalhei um poema de Cecília Meireles, que é uma poetisa brasileira, onde fala de uma criança que tem de tomar decisões”.

Na visão do artista a metáfora do menino que se diverte é alusiva a “um universo de possibilidades” e convida a viagens “sem grandes limites para decisões”. “Esta peça vai falar sobre tomarmos decisões ao longo da nossa vida e de muitas vezes termos de sair do carril e viajarmos. Mas a ideia será depois as pessoas também poderem fazer uma interpretação”.

- PUB -

Para hoje está marcada a abertura ao público da já requalificada Praceta Quinta do Tavares, que passará integralmente a ser uma zona de estacionamento. Esta mesma função vai ter também as traseiras dos edifícios do lado norte da Praça do Brasil, dedicada na totalidade “a estacionamento automóvel, passando a dispor de 112 lugares, mais 58 do que os actuais”.

As actuais zonas de estacionamento, na Praça do Brasil, vão assim desaparecer e dar lugar a “ter três grandes áreas verdes, um parque infantil e uma zona pedonal, um espaço de atravessamento pedonal, de estar e de convívio para ser utilizado tanto pelos moradores, como por quem a utiliza a pé nas ligações com as estações ferroviária e rodoviária”, empreitadas que começaram ontem.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -