Evento marcado para 5 e 6 de Outubro terá lugar no Largo do Moinho de Maré da Mourisca
Está marcada para os dias 5 e 6 de Outubro a segunda edição da Festa Salicórnia – Tradições do Sado. Este evento, que promove o envolvimento da comunidade local na celebração da identidade cultural, terá lugar no Largo do Moinho de Maré da Mourisca.
Com Joana Negrão na direcção artística, este evento, organizado pela Junta de Freguesia do Sado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, oferece várias actividades de participação gratuita. A Festa Salicórnia tem como objectivo “sensibilizar para a importância da preservação dos costumes e tradições culturais e da salvaguarda do património e sustentabilidade ambiental”.
Em destaque na Festa Salicórnia estão os espectáculos de música e dança tradicionais, o artesanato e a gastronomia. Este evento promove ainda o encontro intergeracional em actividades como oficinas de olaria, de tecelagem e de percussão criativa, que dão a conhecer o património cultural e natural da região.
A nível musical, a programação reserva, no dia 5, concertos com os grupos Cant’a3Vozes e Vozes da União, que apresentam “a tradição do canto polifónico”, às 16h30, e com os Galandum Galundaina, um “projecto de referência na música tradicional mirandesa”, com actuação marcada para as 21h30.
Já no dia 6, a cantautora e acordeonista Celina da Piedade e a violinista Ana Santos juntam-se em palco para proporcionar um baile folk com a dança a cargo do Grupo Infantil de Danças e Cantares do Faralhão, pelas 17h30.
Para as 19 horas, está marcada a actuação da formação No Mazurka Band, que convida o público a “dançar ao som da música tradicional portuguesa”, com uma combinação de instrumentos acústicos, como a campaniça, gaitas, flautas de três buracos e percussões variadas.
Para completar o programa da Festa Salicórnia – Tradições do Sado, estão também previstos jogos e brincadeiras tradicionais, visitas guiadas ao sapal, experiências sensoriais e contos tradicionais.