Mostras vão estar disponíveis na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até final de Maio
A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal tem patente, durante todo o mês de Maio, duas exposições com destaque para o centenário do nascimento do escritor Miguel de Castro, e, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, para comemorar o Dia da Europa.
A primeira coloca em destaque o poeta que nasceu em Valadares – em 1925 tendo falecido em 2009 – mas que, em 1934, veio com a família viver para a cidade de Setúbal. A sua primeira obra “Fruto Verde” é datada de 1950, e além disso publicou “Mansarda”, “Terral”, “Os Sonetos”, “De Silêncios e de Sombras” e “Hoje que a Solidão já não me Pesa”.
Nas publicações literárias assinava como Jasmim Rodrigues da Silva e, na mostra patente na biblioteca de Setúbal, pode ver-se uma “selecção de obras publicadas entre 1950 e os anos 2000”, como explica a nota de Imprensa da autarquia.
Destacou-se ainda como colaborador na Imprensa local com participações em publicações dos jornais O SETUBALENSE, Távora Redonda, Bandarra, Colóquio Letras e Diário de Lisboa.
á a segunda exposição destaca os 20 pilares da Europa e dos Direitos Sociais em painéis informativos que levam a reflectir sobre os direitos dos cidadãos europeus. Nestes, os aspectos estão divididos em áreas como “igualdade de oportunidades, condições de trabalho justas e protecção social”. Esta última é referente à comemoração do Dia da Europa, que se celebra amanhã (9 de Maio).