Texto apresentado pela vereação CDU agradece a todos os envolvidos, bombeiros, moradores e superfícies comerciais
A Câmara Municipal de Setúbal saudou, na passada quarta-feira, todos os envolvidos no combate ao incêndio de Palmela – cujas operações de luta contra as chamas e rescaldo decorreram entre 13 e 15 deste mês –, manifestando “profundo agradecimento e reconhecimento” pelos contributos prestados.
A saudação foi apresentada, na última reunião pública do órgão colegial, pela vereação da CDU e no texto é destacado o papel assumido por “bombeiros, forças da autoridade, incluindo os vários agentes de protecção civil, e populares”, além dos apoios garantidos pelas superfícies comerciais Mercadona e Recheio.
No documento, a autarquia deu ênfase ao trabalho dos bombeiros que estiveram envolvidos no combate às chamas. “É importante destacar o empenhado trabalho dos bombeiros no combate ao fogo e na prevenção de mais e piores consequências que pudesse causar, em particular, no território do concelho de Setúbal”.
A saudação refere que o incêndio de Palmela “evidenciou, de forma dramática, o horror e o medo gerado pelo fogo” nas populações, “a par dos elevados prejuízos que causou”, e sublinha que a “proximidade das chamas nas zonas florestais vizinhas da cidade gerou, nos setubalenses, o justificado receio de que o pior pudesse acontecer”.
O documento apresentado pela bancada da CDU realçou também o trabalho da população e das grandes superfícies comerciais, que se disponibilizaram prontamente para ajudar. “Destacamos também a pronta resposta da população do concelho com entrega de alimentação e água e a disponibilização de apoio por parte das superfícies comerciais Recheio e Mercadona”.
Ao mesmo tempo, foi deixada ainda um reconhecimento ao proprietário da Quinta de São Joaquim por ter concedido acesso ao furo de água da propriedade para abastecimento de viaturas dos bombeiros.