“De 21 a 31 de Agosto a festa faz-se convosco no Festival Internacional de Teatro

“De 21 a 31 de Agosto a festa faz-se convosco no Festival Internacional de Teatro

“De 21 a 31 de Agosto a festa faz-se convosco no Festival Internacional de Teatro

Director do evento destaca “grande qualidade artística e baixo custo” que contribuem para a cultura na cidade

Falta pouco menos de um mês para começar mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS). A programação é diversificada e entre música e artes cénicas vão contar-se espectáculos oriundos de países como de Portugal, Espanha, França, Chile, Brasil, Colômbia e Roménia.

- PUB -

“Oferecemos espectáculos nacionais e internacionais de grande qualidade artística e baixo custo e contribuímos para o desenvolvimento das artes performativas, abrindo a possibilidade a artistas emergentes de participarem na secção Off Mais Festa e ainda, manter Setúbal no roteiro cultural de referência”. Palavras do director do FITS, José Maria Dias.

Numa referência aos espaços do concelho por onde, anualmente, os espectáculos se apresentam, o responsável explica que estes têm tido cada vez menos condições, e que existe a necessidade de ter, pelo menos, um novo espaço.

“Vem sendo notória a dificuldade em dar resposta mantendo a qualidade dos espaços e dos equipamentos, que já estão a entrar em ruptura e a necessitar de renovação. Apelamos que num futuro, que não seja muito longínquo, Setúbal e o festival possam contar com mais um espaço com condições para acolher espectáculos e eventos de menor lotação”.

- PUB -

Foi então que o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou que deverá ser no próximo ano que começa a ser construído, em Azeitão, um novo centro cultural para acolher uma média de 150 a 200 pessoas e para uma grande variedade de eventos. O autarca falava em “descentralização como compromisso” quando se referia ao certame.

“O nosso festival tem crescido em prestígio e importância, atraindo cada vez mais visitantes e espectadores e contribuindo para a dinamização cultural da nossa cidade”, descreveu.

O investimento no festival ascende aos 100 mil euros e, para André Martins, é necessário garantir “que a cultura seja acessível a todos, promovendo a liberdade de expressão e o enriquecimento cultural”.

- PUB -

Espectáculos, exposições e outras iniciativas compõem programa

“A Judia” de A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) é a apresentação que vai abrir as honras do FITS a 21 de Agosto. A partir das 22 horas o Fórum Municipal Luísa Todi recebe um espectáculo híbrido de teatro- -música que se caracteriza como uma colaboração entre o compositor Kurt Weill e o dramaturgo Bertolt Brecht. Além de ser a primeira peça em cena, é também uma das mais destacadas pelo director do certame.

Realce também para outras apresentações como “Este é o meu nome” de SillySeason, “Memória da Matéria: O Lugar do Eco”, do Teatro Estúdio Fontenova, “Spectrum” da Teatro e Outras Artes (ASTA), “Cita en el Marco”, de Zig Zag Danza, entre muitas outras.

Outra das componentes do evento são exposições. Uma delas “Mais Branca que a Neve Pura”, de 21 de Agosto a 18 de Setembro no Fórum Municipal Luísa Todi, e outra, “Morte das Certezas parte II” de 21 a 31 de Agosto no pátio da Escola Secundário Sebastião da Gama.

Com encontro marcado no Fórum Luísa Todi vai também decorrer um passeio sobre inclusão com o nome “Vamos dar um passeio?”, que decorre a 24 de Agosto entre as 16h30 e as 18h30. “Conversas de Teatro” é outra das actividades, desta vez na Livraria Culsete a 28 de Agosto, onde Luísa Monteiro, Patrícia Portela e Ricardo Boléo vão falar sobre Mulheres Dramaturgia.

Entre outras iniciativas vai também decorrer uma Formação de Esgrima Artística, a 24 e 25 de Agosto, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama. Esta decorre das 10 às 13h30 e tem um custo de 30 euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -