23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
D. José Ornelas foi hoje nomeado Bispo de Leiria-Fátima pelo Papa Francisco [Actualizada]

D. José Ornelas foi hoje nomeado Bispo de Leiria-Fátima pelo Papa Francisco [Actualizada]

D. José Ornelas foi hoje nomeado Bispo de Leiria-Fátima pelo Papa Francisco [Actualizada]

Informação divulgada pela Agência ECCLESIA confirma notícia avançada em primeira mão por O SETUBALENSE na passada segunda-feira. Tomada de posse acontece a 13 de Março

 

José Ornelas foi hoje nomeado Bispo de Leiria-Fátima pelo Papa Francisco, sucedendo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a renúncia ao cargo por motivos de idade.

- PUB -

A informação acaba de ser divulgada pela Agência ECCLESIA, que confirma a notícia avançada em primeira mão na passada segunda-feira por O SETUBALENSE de que o até agora Bispo de Setúbal, de 68 anos, vai passar a liderar a Diocese de Leiria-Fátima.

O site oficial da Santa Sé, Vaticano, refere que “o Santo Padre aceitou a renúncia à pastoral da Diocese de Leiria-Fátima, o cardeal António Marto” e “nomeou Bispo da Diocese de Leiria-Fátima D. José Ornelas, transferindo-o da Diocese de Setúbal”.

O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, toma posse na Catedral de Leiria no próximo dia 13 de Março, data a partir da qual começa o processo para a nomeação de um novo Bispo para Setúbal.

- PUB -

“Quero saudar D. António Marto, com quem fui aprendendo a fazer caminho de amizade e de serviço na Igreja, que muito estimo. Aprendemos a ser amigos, à sombra do Evangelho, e isso é sempre uma boa razão de viver na Igreja”, afirmou D. José Ornelas, em declarações à Agência ECCLESIA.

D. José Ornelas será o sexto Bispo da Diocese de Leiria-Fátima desde a sua restauração, no ano de 1918. A O SETUBALENSE, o Prelado garantiu que “a Diocese de Setúbal não vai ficar esquecida”, uma vez que “a Igreja tem todos os procedimentos previstos para estes casos [de sucessão]”.

D. José Ornelas foi nomeado Bispo de Setúbal a 24 de Agosto de 2015 pelo Papa Francisco. Sucedeu no cargo a D. Gilberto Canavarro dos Reis que, na altura, também evocou motivos de idade para renunciar ao cargo na Diocese de Setúbal. A ordenação episcopal viria a acontecer a 26 de Outubro daquele ano.

- PUB -

A saída de D. José Ornelas de Setúbal representa um acontecimento inédito na Diocese sadina, na qual D. Manuel Martins e D. Gilberto Canavarro dos Reis, os dois bispos antecessores, ocuparam o cargo até à renúncia por motivos de idade.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -