23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Condenado a 20 anos e 7 meses por homicídio de modelo em Setúbal 

Condenado a 20 anos e 7 meses por homicídio de modelo em Setúbal 

Condenado a 20 anos e 7 meses por homicídio de modelo em Setúbal 

Homem sueco acusado de esfaquear mortalmente Tiago Danu em Novembro de 2022

 

O Tribunal de Setúbal condenou a 20 anos e 7 meses de prisão um homem sírio naturalizado sueco pelo homicídio de Tiago Danu, um jovem modelo setubalense com 19 anos. Tiago tentava ajudar um amigo que estava a ser agredido e acabou por ser esfaqueado mortalmente por Marcus Turker, membro integrante de máfia síria, em Novembro de 2022 num parque de estacionamento em Setúbal. Marcus teve a ajuda de Deniel Altinkaya, que se encontra em parte incerta após ter sido libertado pelo tribunal antes da acusação ser deduzida. Este responde por sequestro e será julgado noutro processo. O arguido foi ainda condenado ao pagamento de 180 mil euros aos pais da vítima a título de indemnização civil.

- PUB -

Na origem do crime está o furto do cartão bancário dos dois arguidos, que terá ocorrido um mês antes do crime, quando os dois chegaram a Portugal. No espaço de um mês, e de forma que não é especificada, os dois homens conseguiram saber que o cartão clonado tinha sido usado em Setúbal. E tiveram acesso à videovigilância de um posto de combustível que revelava dois jovens na posse do cartão. Com essa informação, os suspeitos localizaram um desses rapazes no Monte Belo Norte, em Setúbal.

O crime ocorreu na noite de 27 de Novembro quando a vítima convivia com três amigos dentro de um carro num parque de estacionamento junto de casa em Setúbal. Os suspeitos surgiram numa carrinha e retiraram os dois amigos de Tiago do carro. Um deles foi confrontado com um vídeo em que aparecia com outro individuo a realizar uma compra com um cartão furtado dos suecos num posto de combustível, negando conhecer quem o acompanhava.

Tiago saiu da viatura e Marcus tentou agarrá-lo. Tiago esmurrou-o e foi nesse momento esfaqueado no abdómen. Os dois suspeitos colocaram-se em fuga com o amigo de Tiago na carrinha, abandonando o modelo setubalense e o segundo rapaz com quem este convivia. A vítima foi assistida pelos socorristas do INEM e transportada para o hospital, mas viria a morrer.

- PUB -

Os suspeitos acabaram por regressar ao local do crime com o rapaz que tinham raptado, depois de o interrogarem novamente, e libertaram-no. Puseram-se depois em fuga. Daniel fugiu para a Suécia e viria a ser detido em Dezembro, sendo extraditado para Portugal. Marcus era suspeito por tráfico de droga na Suécia e ficou em Portugal. Também foi detido.

O setubalense Tiago Danu estudava actualmente em Lisboa, num curso de energias renováveis e trabalhava na empresa de trabalho temporário da Autoeuropa. Tinha carreira de modelo, com várias aparições em desfiles de moda.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -