19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Círio de Nossa Senhora do Rosário de Troia reuniu 200 embarcações

Círio de Nossa Senhora do Rosário de Troia reuniu 200 embarcações

Círio de Nossa Senhora do Rosário de Troia reuniu 200 embarcações

Círio fluvial encerrou ontem o programa das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, onde se reuniram cerca de duas centenas de embarcações

 

 

- PUB -

Após dois anos de condicionamentos devido à pandemia da Covid-19, as tradicionais festas da comunidade piscatória retomaram o programa habitual e decorreram entre 10 e 15 de agosto, com organização da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Os três primeiros dias das festividades foram preenchidos com a realização do tríduo em honra da padroeira, à noite, na Igreja de São Sebastião.

No dia 13 de agosto, sábado, foi dada a alvorada em Setúbal, às 08h00. Ao início da tarde, realizou-se uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião, de onde partiu a procissão para Troia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes.

- PUB -

Com os festejos concentrados na zona da Caldeira, em Troia, o quarto dia do programa ficou completo com os eventos noturnos – uma procissão de velas pela praia e um baile com o grupo Contraponto.

Na manhã do dia 14, na Caldeira de Troia, decorreu uma missa, seguida da procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga. À tarde tiveram lugar divertimentos na praia e o concurso de barcos engalanados, contando com um baile, ao fim da noite, animado pelo cantor João Carlos, com fogo de artifício à meia-noite.

Já o feriado de 15 de agosto começou com uma missa pelos marítimos falecidos e suas famílias, tendo o programa matinal sido ainda preenchido com divertimentos na praia e a distribuição dos prémios do concurso de barcos engalanados. Enquanto isso, às 17h45, partia da Caldeira o círio fluvial que levou a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia de volta para Setúbal.

- PUB -

A imagem de Nossa Senhora foi transportada pelo barco de pesca artesanal Filipe e Pedro, no qual seguiam igualmente o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, responsáveis de juntas de freguesia do concelho, representantes da Igreja e diretores do Troia Resort.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -