Cinema Charlot recebeu agentes culturais em oficina temática para continuar construção do PEDEPES

Cinema Charlot recebeu agentes culturais em oficina temática para continuar construção do PEDEPES

Cinema Charlot recebeu agentes culturais em oficina temática para continuar construção do PEDEPES

Encontro destacou a importância do sector cultural no território, apontando desafios como a necessidade de um trabalho em rede

O Auditório Municipal – Cinema Charlot recebeu na semana passada mais uma oficina temática para a construção do Plano Estratégico da Região de Setúbal (PEDEPES). Esta juntou agentes locais e entidades da região, entre teatros e colectividades, bem como representantes dos municípios, para discutir as particularidades do sector da Cultura.

- PUB -

Do encontro saiu a ideia de que a península “é detentora de uma identidade cultural rica e diversificada, reflexo do seu legado histórico, mas também do forte investimento neste sector por parte dos diversos agentes, o que revela o reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento dos territórios e das comunidades”, como se lê em nota de Imprensa enviada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), que promove estes eventos.

Com base em dados recolhidos no ano de 2022 sabe-se que a região gastou uma despesa por habitantes no âmbito do património cultural e artes do espectáculo superior à da Grande Lisboa e do resto do País. Contudo, mais do que analisar números, a discussão centrou-se na necessidade de um diagnóstico aprofundado que identifique tanto desafios quanto oportunidades para os agentes.

Foi reconhecida a riqueza e diversidade cultural da região, fruto do seu legado histórico, bem como do investimento contínuo no sector por parte dos agentes “o que revela o reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento dos territórios e das comunidades”.

- PUB -

Entre os principais desafios apontados estão a necessidade de respeitar as especificidades de cada território e o trabalho em rede entre todos – tendo este último também sido identificado como uma das maiores oportunidades. Com este destaca-se a possibilidade de criar mais oportunidades de partilha e valorização da criação artística junto dos diversos públicos da região.

Na tarde da passada sexta-feira decorreu mais uma oficina temática, desta vez dedicada à Mobilidade e Transportes, que aconteceu no Fórum Cultural de Alcochete.

Desde o início do ano que a AMRS tem vindo a promover oficinas temáticas que também já tiveram como foco temas como Educação, Ambiente, Energia e adaptação às Alterações Climáticas. Estas têm decorrido em vários municípios da península com o objectivo de recolher contributos para a densificação do diagnóstico, actualmente em consolidação, e para a estruturação da visão estratégica deste plano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -