24 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Câmara de Setúbal lança roteiro sobre histórias e factos dos monumentos de fé

Câmara de Setúbal lança roteiro sobre histórias e factos dos monumentos de fé

Câmara de Setúbal lança roteiro sobre histórias e factos dos monumentos de fé

O guia “Património Religioso de Setúbal”

“Foram as igrejas, capelas e ermidas que determinaram, em muito boa parte, o crescimento do concelho”, diz Dores Meira

 

- PUB -

Em três línguas, português, inglês e francês, o livro “Património Religioso de Setúbal” partilha factos e curiosidades históricas sobre os variados monumentos religiosos do concelho. A obra publicada pela Câmara Municipal de Setúbal, foi apresentada na passada quinta-feira nos claustros do Convento de Jesus.

“Contar o que esteve na origem destas casas sagradas, o que determinou as suas configurações arquitectónicas e o que contêm é, acima de tudo, um meio para preservar e dar a conhecer uma memória urbana colectiva”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na apresentação do livro-guia.

Salientou ainda a autarca que “foram as igrejas, capelas e ermidas que determinaram, em muito boa parte, o crescimento urbano da cidade e do concelho e até a composição social das áreas em que foram construídas”.

- PUB -

O guia “Património Religioso de Setúbal”, refere mais de três dezenas de igrejas, capelas, conventos e recolhimentos, de Setúbal e Azeitão, além de imagens e descrições sobre este património, assim como informações com a localização de cada um destes, indicados num grande suporte de plantas.

“Através deste itinerário das expressões artísticas e religiosas locais, é possível perceber quão rico e variado é o património arquitectónico religioso setubalense”, indicou ainda Maria das Dores Meira, acrescentando que: “Contar a história é, acima de tudo, relatar a vida que edificou, ao longo de séculos, a nossa comunidade”.

Presente no lançamento deste roteiro religioso, o bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, vincou a importância desta nova publicação. “Pensar e cuidar de memórias é um acto humano e de cultura, o qual constitui um desafio, de conservar, saber respeitar e, também, de criar sentido de interpretação, sobretudo para as gerações mais novas”.

- PUB -

Considerou ainda este roteiro como “um testemunho” que faz uma ponte entre o antigamente e a actualidade, fundamental para que “estes espaços não pertençam apenas ao passado, mas que, sobretudo, possam ser usufruídos no presente”.

A cerimónia de apresentação do livro, onde estiveram também membros do executivo municipal e vários párocos do concelho, contou com o apontamento musical por João Mendonza e Renato Sousa.

 

Maria da Graça Pacheco nomeada Chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, nomeou Maria da Graça Pacheco como nova Chanceler da Cúria Diocesana de Setúbal. A leiga que integrava a Secretaria-Geral da Cúria da Diocese de Setúbal, sucede assim ao Padre Horácio Noronha que exerceu este ofício nos últimos cinco anos.

Maria da Graça Pacheco é formada em Teologia e em Direito Canónico pela Universidade Católica Portuguesa. Colaboradora da Cúria Diocesana desde 2004, assumiu também, a 13 de Junho de 2020, a coordenação da Comissão Protecção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal.

O desempenho das novas funções teve início a 1 de Maio, festa de São José Operário e terá a duração de cinco anos.

“Que o Senhor guie, com a luz e a sabedoria do seu Espírito, a actuação desta sua serva no desempenho das funções que agora inicia, para que, exercendo-as com competência e caridade, contribua para a comunhão, a edificação e a missão da Igreja”, disse D. José Ornelas na nomeação de Maria da Graça Pacheco.

E, referindo-se ao padre Horácio Manuel da Silveira Noronha, que durante cinco anos exerceu aquele ofício eclesiástico, o bispo de Setúbal exprimiu os seus sentimentos de “profunda gratidão pessoal e a de toda a Diocese, pelo modo ponderado diligente e fraterno como exerceu as funções que lhe foram confiadas”.

 

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -