Líder do emblema portista anunciou que Américo Aguiar ofereceu-se para cargo por “vontade própria”
O cardeal e bispo de Setúbal Américo Aguiar foi neste domingo indicado como primeiro membro da candidatura de Pinto da Costa, actual presidente do FC Porto, ao Conselho Superior dos vice-campeões nacionais de futebol.
“Vou continuar a renovar [a lista], não só na direcção, como no Conselho Superior. Posso anunciar que, por vontade própria – e dizendo-me que estava não a pensar em mim, mas no bem do clube -, o cardeal Américo Aguiar se ofereceu e será o primeiro candidato na minha lista ao Conselho Superior”, disse o líder ‘azul e branco’ no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Afurada, em Vila Nova de Gaia, num evento de campanha.
Nascido em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, e ordenado sacerdote em 2001, Américo Aguiar já foi premiado pelo FC Porto com os Dragões de Ouro de Sócio do Ano, em 2019, e Honra, em 2022, e concorrerá de forma inédita aos órgãos sociais do clube.
Cardeal preside celebrações da Semana Santa pela primeira vez
O bispo de Setúbal encorajou este domingo os católicos da diocese a permanecer “conectados” a Jesus durante a Semana Santa que ontem se iniciou.
Na primeira vez em que presidiu à celebração do Domingo de Ramos como bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar falou na necessidade de “tornar hoje” aquilo que se passou há mais de dois mil anos.
O cardeal presidiu à celebração na Sé após a tradicional procissão, que percorreu as ruas de Setúbal desde a Igreja de S. Julião, no centro da cidade, até à Sé, tendo sido acompanhado por algumas centenas de pessoas.
Bispo reforça apelo à generosidade na Terra Santa
Já neste sábado, Américo Aguiar lembrou que parte da renúncia quaresmal da diocese vai apoiar as crianças que na “terra de Jesus vivem o terror da guerra”, incentivando à “solidariedade” dos diocesanos, numa mensagem para a Semana Santa.
“Reforço o meu pedido para que a generosidade de todos e de cada um signifique um apoio generoso a estas crianças que infelizmente vivem a guerra”, referiu o cardeal, num vídeo publicado nas redes sociais da Diocese de Setúbal.
Na sua mensagem para a Semana Santa à Diocese de Setúbal, o líder da diocese setubalense, lembrou que esta “semana maior” começou com a celebração dos Ramos, que teve lugar ontem.
O cardeal destacou ainda a celebração da Missa Crismal, marcada para a manhã de Quinta-feira Santa, dia 28 de Março, sublinhando que os sacerdotes vão renovar os seus votos para manifestar, “acima de tudo gratidão a cada um”. Com LUSA