Azeitão ganha ciclovia no dia da liberdade

Azeitão ganha ciclovia no dia da liberdade

Azeitão ganha ciclovia no dia da liberdade

Projecto teve avanço e recuos mas acabou por ser concretizado pela “força, dedicação, empenho e luta da população e dos seus representantes”

 

Tem 850 metros de extensão e representou um investimento na ordem dos 250 mil euros. A ciclovia entre Vendas e Vila Fresca de Azeitão foi inaugurada, na passada segunda-feira, no dia da liberdade, depois de o projecto ter estado vários anos preso ao papel.

- PUB -

O equipamento foi agora possível concretizar “pela força, pela dedicação, pelo empenhamento e pela luta da população e dos seus representantes”, disse durante a cerimónia André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, sem deixar de lembrar que o projecto “com mais de oito anos” conheceu, ao longo desse período, avanços e recuos.

Resultante de uma parceria entre o município e a Junta de Azeitão, a obra necessitou de aprovação da Infraestruturas de Portugal, por se localizar junto de uma estrada nacional. E, frisou André Martins, “está de acordo com os projectos que a Câmara Municipal e a junta de freguesia têm no domínio do plano de ciclovias para Azeitão”, iniciado na Rua da Florex. Plano que “se há-de desenvolver” para benefício de todos em Azeitão, garantiu.

Já Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, recordou que a ciclovia foi um pedido da população local, tendo em vista a realização do percurso entre Vendas e Vila Fresca de Azeitão “em segurança”. E sublinhou a data escolhida para a inauguração do equipamento. “Porquê inaugurar no 25 de Abril? Porque esta ciclovia dá liberdade a todos e é uma liberdade de escolha. Nós, hoje em dia, para ir de Vendas a Vila Fresca, temos a liberdade de não vir de carro, temos a liberdade de poder vir a pé, temos a liberdade de poder vir de bicicleta, temos a liberdade de poder fazer um passeio em segurança com as nossas famílias”, justificou.

- PUB -

O investimento, além da construção da ciclovia, incluiu ainda a criação de zona pedonal e instalação de iluminação pública e de sistema de drenagem de águas pluviais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -