Evento de 11 de Dezembro inclui corrida de dez quilómetros, caminhada de cinco e competição destinada aos mais novos
A 23.ª edição da “São Silvestre do Sado IPS”, a acontecer no dia 11 de Dezembro, está ‘aí à porta’, pelo que os atletas podem já garantir o seu lugar no evento, composto por “uma prova de atletismo de estrada de dez quilómetros, uma caminhada de cinco e uma competição destinada aos mais novos”.
Para participar, os ‘miúdos e graúdos’ devem inscrever-se através do preenchimento de um formulário on-line, disponível em https://bit.ly/3r3sqgW, uma vez que a iniciativa é limitada à participação de 700 pessoas na prova principal e de 125 na corrida das crianças e jovens.
A inscrição na corrida principal tem um custo de dez euros, enquanto para a caminhada o valor passa para os 7,5 euros e para a ‘Corrida dos Flamingos’ reduz para os 3,5 euros, montantes que englobam “a ceia, kit de participante, chip e abastecimento” sendo o seguro desportivo garantido pela comissão organizadora”.
Na caminhada, assim como na prova de dez quilómetros, aberta “a atletas federados e não federados, a título individual ou em representação de colectividades, organizações populares, grupos desportivos, empresas, escolas e outros organismos”, os participantes “percorrem diversas ruas da freguesia do Sado”.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal explica que as duas iniciativas têm partida e chegada agendada para as 18 horas, junto da sede da União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, em Praias do Sado.
“Antes, às 16h30, realiza-se a Corrida São Silvestre dos Flamingos, com várias distâncias, que variam entre os cem metros e um quilómetro, tendo em conta o respectivo escalão etário, destinado a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos”.
Já no final da iniciativa, “é proporcionado um momento de convívio entre todos os atletas, previsto para as 19h30, com oferta de uma ceia composta por caldo verde, bifanas e bebidas, a que se segue a cerimónia de entrega de prémios da corrida”.
“Além dos vencedores absolutos”, a “São Silvestre do Sado IPS 2021”, organizada pela União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, em conjunto com a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal, “tem uma classificação por escalão e género e outra geral para as equipas, sendo ainda atribuído um prémio à equipa mais numerosa”.
Concretizada com o apoio do município sadino, a iniciativa inclui igualmente “uma procissão em honra de São Silvestre, pelas 17h15, que percorre diversas ruas da freguesia”.