Petição pela manutenção das praias no domínio público atingiu (e ultrapassou em muito) o número de assinaturas necessárias
A reivindicação em tribunal da titularidade das praias de Albarquel, Esguelha, Rainha, Comenda e Rasca, por parte dos donos da Herdade da Comenda, vai ser debatida na Assembleia da República, depois de o Bloco de Esquerda (BE) de Setúbal ter lançado uma petição nesse sentido. Ao final da manhã de domingo, a petição já contava com mais de 11 mil assinaturas – quase o dobro das 7 500 necessárias para o efeito – e os responsáveis do BE esperam entregar o documento ainda esta semana na Assembleia da República.
“Tendo em conta o número de assinaturas que foram recolhidas em tempo recorde e com uma adesão física muito acima da média, prevemos entregar a petição nos primeiros dias de julho, na próxima semana, assim que atingirmos as dez mil”, disse na sexta-feira ao Público Daniela Rodrigues, primeira subscritora, que foi candidata do BE à presidência Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas de 2025.
Na altura, a petição já contava com mais de 8 900 signatários. Segundo a responsável, a entrega do documento a requerer que o tema seja debatido em reunião plenária da Assembleia da República não deixará de ser entregue “presencialmente”. E Jaime Pinho, dirigente do BE de Setúbal, complementou que a petição deverá ser também submetida pelos canais digitais. Fundamental, assumiram ambos ao Público, é que a entrega da petição seja feita “antes das férias parlamentares”, para que a situação possa ser “debatida o quanto antes”.
O BE já tem planeada mais uma marcha pública em defesa das cinco praias no domínio público para 19 de julho até ao Parque de Merendas da Comenda. A iniciativa vai contar com piquenique comunitário, atuações artísticas e está previsto realizar-se “um cordão humano até aos portões do Palácio da Comenda”, revelaram Daniela Rodrigues e Jaime Pinho.