23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Ana Sofia Fonseca, Diogo Ferreira e Ricardo Vieira nomeados para figura do ano em Setúbal

Ana Sofia Fonseca, Diogo Ferreira e Ricardo Vieira nomeados para figura do ano em Setúbal

Ana Sofia Fonseca, Diogo Ferreira e Ricardo Vieira nomeados para figura do ano em Setúbal

Prémio discutido entre realizadora, historiador e treinador de futebol. Decisão é do público e votação já está aberta

 

A realizadora Ana Sofia Fonseca, de Azeitão, o jovem historiador setubalense, Diogo Ferreira, e o ex-treinador da equipa feminina do Vitória FC, Ricardo Miguel Vieira, são os nomeados para figura do ano no concelho de Setúbal, nos prémios Golfinhos d’Ouro instituídos pelo jornal O SETUBALENSE e pela rádio POPULAR FM.

- PUB -

Os três nomes foram revelados neste sábado, juntamente com os outros 57 nomeados, a outras categoriais, na página oficial da Gala Golfinhos d’Ouro, disponível na internet e que pode ser encontrada no site d’O SETUBALENSE e nas redes sociais do jornal e da rádio.

Ana Sofia Fonseca

A realizadora Ana Sofia Fonseca, de Azeitão, destacou-se na 12.ª edição dos Prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, ao vencer na categoria de “Melhor Documentário em Longa-Metragem” com a obra “Cesária Évora”.

- PUB -

O documentário apresenta imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos de familiares, amigos de infância e músicos que trabalharam com Cesária Évora, além de revelar aspectos pessoais e profissionais da “Diva dos Pés Descalços”, da humanidade e vontade de ajudar os outros, aos problemas de depressão e bipolaridade.

Realizado em 2022 entre Portugal, França e Cabo Verde, o trabalho de Ana Sofia Fonseca já havia conquistado, em Maio, o Prémio Público no Festival Indie Lisboa e arrebatado uma menção especial na 62.ª edição do Festival de Cinema de Cracóvia, Polónia.

A realizadora viu o documentário “Cesária Évora”, dedicado à artista cabo-verdiana falecida a 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos, estrear-se mundialmente no festival norte-americano South by Southwest.

- PUB -

Diogo Ferreira

O jovem historiador concluiu em 2023 o doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com nota máxima, com uma tese intitulada “Setúbal entre a República do pós-guerra e a Ditadura Militar”.

O tema desenvolvido por Diogo Ferreira abrangeu as vivências em Setúbal no período indicado, incidindo sobre três áreas distintas: a económica, a política e a social. O trabalho apresentado insistiu ainda no papel e importância que a história local tem vindo a ganhar, entendida sempre numa relação com a história nacional e internacional.

O autor setubalense foi também distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Mário Soares – Fundação EDP 2023 a que concorreu com a sua tese de doutoramento.

O jovem tem já vários trabalhos publicados na área da história local – “Setúbal e a Primeira Guerra Mundial” (2017), “Os Combatentes do Concelho de Setúbal na Grande Guerra em França (1917-1918)” (2017, em co-autoria com Pedro Marquês de Sousa), “Bairro de Troino – Contributos para a sua história” (2020, em co-autoria com João Pedro Santos) e “Breve História da Freguesia de São Sebastião – Setúbal” (2021).

Ricardo Miguel Vieira

O treinador de futebol conquistou, à frente da equipa feminina do Vitória FC, o título de Campeão Nacional da 3.º Divisão. Um troféu que o clube sadino ainda não tinha e que a equipa alcançou sem perder qualquer jogo e logo na época de estreia na competição.

Ricardo Miguel Vieira foi escolhido pelo Vitória no início da temporada de 2022/2023 para ser o responsável por orientar os destinos da equipa feminina no regresso às competições oficiais.

Após uma época ao serviço do conjunto sadino, o técnico foi dispensado no início da temporada 2023/2024, uma notícia avançada em primeira mão por O SETUBALENSE. Apesar desta saída forçada, Ricardo Miguel Vieira nunca escondeu a honra que sente por ter representado o Vitória. Para o treinador o facto de ter ajudado a alcançar uma taça de campeão nacional é algo com que sonhava desde que tinha entrado no Bonfim.

No seu percurso profissional, o técnico já leva dois campeonatos nacionais conquistados. O primeiro triunfo foi ao leme do Racing Power FC, onde em 2020/2021 ergueu o troféu do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -