22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Aberto 24 horas e com 121 lugares: estacionamento do ITS já tem regulamento de utilização

Aberto 24 horas e com 121 lugares: estacionamento do ITS já tem regulamento de utilização

Aberto 24 horas e com 121 lugares: estacionamento do ITS já tem regulamento de utilização

Parque subterrâneo é da alçada do município, mas gerido pela DataRede. Tarifas são variáveis e com preços para todos

O parque de estacionamento subterrâneo do Interface de Transportes de Setúbal (ITS) já tem aprovado o seu Regulamento de Utilização. O documento dita as regras de como deve ser feita a ocupação dos 121 lugares tarifados e outras normas do local que está aberto 24 horas por dia.

- PUB -

Ao “congregar, num único local, opções de transporte colectivo rodoviário e ferroviário, táxis, TVDE e estruturas de apoio para parqueamento de velocípedes”, o estacionamento está sujeito a pagamento, como explica a nota de Imprensa da autarquia.

As entradas e saídas do parque são feitas “mediante utilização do título ou cartão da avença de estacionamento” que tem de ser validado no local apropriado, ou através da leitura da matrícula do veículo.

As tarifas são variáveis e “vão de uma permanência mínima de 15 minutos, com um custo de 0,20 euros, até um máximo de 24 horas, cuja tarifa é de 7,65 euros”. Existe ainda a opção pagar uma avença mensal, que dura 24 horas, que tem diferentes preços: 38,25 euros para residentes, 65,55 euros para trabalhadores e estudantes (“exclusivas para utilizadores na área de influência delimitada para o parque”), e, 87,45 euros para o público em geral. Para quem pretenda deixar o carro no estacionamento, mas apenas no período da noite aos dias úteis (19 horas às 8h30) e todos os sábados, domingos e feriados, o preço é de 21,85 euros.

- PUB -

Criado para “libertar espaço de estacionamento à superfície” este é da propriedade da Câmara Municipal de Setúbal, mas gerido pela empresa DataRede que tem a obrigação de zelar pela segurança do parque, através dos seus trabalhadores e sistema de videovigilância, “assim como pela colocação de sinalização, plantas de emergência, caminhos de evacuação, extintores de incêndio e sistemas de comunicação com a central de controlo do parque”.

Proceder ao reboque de um carro, em caso de estacionamento abusivo, mas só passadas no máximo 48 horas após o proprietário do veículo ser notificado e não ter retirado voluntariamente a viatura, é outra das responsabilidades da DataRede. Gerir, fazer manutenção e operacionalizar o parque, onde está também incluída a limpeza, bem como manter todos os equipamentos e sistemas certificados – “de acordo com a legislação aplicável, bem como a suportar todos os custos inerentes ao cumprimento desta obrigação”.

Explica o município que, no parque de estacionamento subterrâneo do ITS, está disponível um livro de reclamações em suporte físico, mas os utilizadores daquele espaço podem optar por utilizar o livro de reclamações electrónico disponível em https://datarede.pt/setubal/.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -