10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Reabilitação do Convento de Jesus entra na recta final

Reabilitação do Convento de Jesus entra na recta final

Reabilitação do Convento de Jesus entra na recta final

Autarquia espera que empreita esteja pronta dentro de “mais três meses”. Terceira fase da obra com custo superior a dois milhões de euros

 

A reabilitação do Convento de Jesus está agora a entrar na sua última fase, apesar dos “constrangimentos” que tem vindo a sofrer. A Câmara Municipal de Setúbal espera que esta terceira fase empreitada, iniciada em 2022 e com um custo superior a dois milhões de euros, esteja pronta dentro de “mais três meses”, podendo a partir desse momento ser instalado o museu.

A empreitada “Museu de Setúbal – Recuperação do Convento de Jesus – Alas Norte e Nascente”, iniciada em Fevereiro de 2022, é a terceira e última fase do projecto de requalificação, tendo como  objectivo a “beneficiação e o alargamento da área expositiva” do equipamento cultural, com um investimento 2 milhões 299 mil e 27 euros.

Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que o desenrolar da obra tem sofrido “alguns constrangimentos”, estando estes relacionados com o fornecimento da pedra, mas estas são questões consideradas, pelo município, como “normais” em intervenções em “edifícios centenários”.

O objectivo desta empreitada passa por “finalizar a recuperação” do Museu de Setúbal, com a “execução de trabalhos no interior das salas expositivas”.

Projecto com três fases custou nove milhões de euros

Este projecto de requalificação incluiu três fases de intervenção, representando um investimento global de perto de nove milhões de euros, sendo a edilidade setubalense a ‘conduzir’ o processo ao “assumir uma responsabilidade” da competência da Administração Central, suportando metade do valor. Quanto ao valor restante, este é proveniente de fundos comunitários resultantes de candidaturas aprovadas pelo Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa.

Concluída em 2015, a primeira fase das obras incidiu na “recuperação estrutural” de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente. Também a ala nascente e duas outras salas foram intervencionadas, permitindo a construção de um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal, tendo ainda sido “integralmente escorada” a Sala do Coro Alto e Deambulatório.

Já na segunda fase do projecto, concluída em Outubro de 2020, foi executada toda a envolvente exterior do convento. Com a conclusão da segunda fase foram reabertos mais espaços de visita ao público.

Ao mesmo tempo, também se procedeu a uma intervenção nas luzes na Igreja de Jesus, visando a melhoria da eficiência energética do edifício e, também, a “destacar” todos os elementos arquitectónicos e decorativos. Quanto ao exterior, o Largo de Jesus foi totalmente renovado.

Setúbal “orgulhosa” do trabalho da autarquia

Para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, é um “grande orgulho” para Setúbal a autarquia ter assumido a responsabilidade das obras de reabilitação do Convento de Jesus.

“É um grande orgulho para Setúbal que a sua Câmara Municipal tenha assumido esta responsabilidade e já esteja nesta fase final de edificação”, disse o autarca durante uma visita ao Convento de Jesus.

“São obras que levam tempo, mas estamos convencidos de que dentro de mais três meses, aproximadamente, esta fase final estará concluída”, afirmou no final da visita.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -