27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalGrande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua...

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

 

- PUB -

Um menino a brincar com um comboio numa linha infinita, é esta a escultura, da autoria de Ricardo Romero, que começou esta quarta-feira a ser instalada na rotunda da Praça do Brasil, uma empreitada que já tinha sido anunciada pela Câmara Municipal de Setúbal.

Três metros e meio de altura, cerca de uma tonelada de peso, feita em fibra e resina, materiais escolhidos por serem “contemporâneos” e pela “plasticidade”. Assenta sobre uma estrutura em aço e é totalmente branca – não fosse o artista adepto de soluções “mais monocromáticas” – a obra “pretende demonstrar o universo de possibilidades que as pessoas têm ao longo da vida e as escolhas que com elas vão fazendo”, como explica a autarquia em nota de Imprensa. Quem também o explica é o próprio criador da escultura.

“Esta peça parte de um convite feito pelo município para apresentar uma proposta aqui para a Praça do Brasil. Pegando nesse conceito inicial do Brasil, trabalhei um poema de Cecília Meireles, que é uma poetisa brasileira, onde fala de uma criança que tem de tomar decisões”.

- PUB -

Na visão do artista a metáfora do menino que se diverte é alusiva a “um universo de possibilidades” e convida a viagens “sem grandes limites para decisões”. “Esta peça vai falar sobre tomarmos decisões ao longo da nossa vida e de muitas vezes termos de sair do carril e viajarmos. Mas a ideia será depois as pessoas também poderem fazer uma interpretação”.

Para hoje está marcada a abertura ao público da já requalificada Praceta Quinta do Tavares, que passará integralmente a ser uma zona de estacionamento. Esta mesma função vai ter também as traseiras dos edifícios do lado norte da Praça do Brasil, dedicada na totalidade “a estacionamento automóvel, passando a dispor de 112 lugares, mais 58 do que os actuais”.

As actuais zonas de estacionamento, na Praça do Brasil, vão assim desaparecer e dar lugar a “ter três grandes áreas verdes, um parque infantil e uma zona pedonal, um espaço de atravessamento pedonal, de estar e de convívio para ser utilizado tanto pelos moradores, como por quem a utiliza a pé nas ligações com as estações ferroviária e rodoviária”, empreitadas que começaram ontem.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -