28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalRampa da Arrábida abre Campeonato Nacional de Montanha e relança Super Subida...

Rampa da Arrábida abre Campeonato Nacional de Montanha e relança Super Subida Meliã

A prova rainha do desporto motorizado setubalense além da competição implicou melhorias na estrada da Arrábida

- PUB -

A abrir a edição de 2024 do Campeonato de Montanha JC Group, a Rampa da Arrábida regressa à serra a 16 e 17 de Março. É a 33.ª edição de uma competição que está “integrada no quadro dos grandes eventos desportivos da cidade”, afirmou o vereador Pedro Pina a O SETUBALENSE, à margem da apresentação oficial da prova.

Organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal em parceria com a autarquia, esta competição é a “festa do desporto motorizado” em Setúbal disse o responsável pelo pelouro do Desporto no município durante a divulgação do calendário da prova, que decorreu no Roof 61 do Fórum Municipal Luísa Todi, na passada quinta-feira. Um encontro que contou com a presença de alguns dos pilotos e representantes de entidades que patrocinam esta competição.

A Rampa da Arrábida, com um percurso de 3,5 quilómetros, tem este ano como novidade ser a prova que abre o Campeonato Nacional de Montanha JC Group e, além disso, marca o regresso de uma prova de rampa regional, a Super Subida Meliã Setúbal, com inscrições esgotadas.

- PUB -

Para o vereador Pedro Pina, o sucesso da Rampa da Arrábida é notório ano após ano. “É um evento que tem sido uma autêntica rampa, feita com o empenho e trabalho hercúleo do Clube de Motorismo de Setúbal, que voltou a colocar o motorismo setubalense no merecido lugar.”

O autarca, ao apontar “a diferenciação que a Rampa da Arrábida tem no campeonato”, com um desafio competitivo aliado a um património natural singular, destacou o facto de esta ser a única prova que, geograficamente, se realiza no sul do País.

Em declarações a O SETUBALENSE, sublinhou que esta prova atrai “milhares de pessoas à Arrábida”, assim como as empresas que patrocinam os pilotos, mostrando que este é um território “ecléctico” capaz de receber provas desportivas excepcionais.

- PUB -

A ligação entre a Serra da Arrábida e o desporto, neste caso motorizado, foi também realçado por Nuno Maia, director de Relações Institucionais e Sustentabilidade da cimenteira Secil, com fábrica neste território. “Esta competição prova que é possível compatibilizar indústria com o ambiente, com turismo e com desporto”, afirmou, lembrando que a Secil vai ter papel central na logística da Rampa da Arrábida.

A 33.ª edição da prova rainha setubalense arranca a 16 de Março com a rampa regional, a qual contempla duas subidas de treinos durante a manhã, previstas para as 9h30 e as 10h30, e duas subidas oficiais, às 16h30 e às 17h00.

A competição principal, o Campeonato Portugal de Montanha JC Group, realiza-se a 16 de Março com duas subidas de treinos, previstas para as 13h30 e 15h00 e uma oficial, às 16h30, assim como a 17, com mais uma subida de treinos, às 11h30, e duas oficiais, às 13h00 e às 14h30.

O presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, Fernando Matias, destacou as beneficiações feitas naquele troço da serra impulsionadas pela prova desportiva.

“É um retorno para a comunidade”, afirmou referindo entre outras melhorias os 1 700 metros de rails reparados e os mais de 1 500 metros de asfalto renovados, as quais contribuem para o incremento das condições de segurança e circulação no troço da Estrada Nacional 379-1.

Um dos atractivos da edição deste ano é a participação especial do Mini Cooper especial do showman Marco Martin’s, piloto de Porto de Mós, que tem uma admiração especial pela Arrábida. “É um porto de refúgio que me acalma”, revelou.

Ao longo do percurso estão definidas zonas de espectáculo para o público assistir em segurança à prova, enquanto as verificações técnicas, um dos momentos que proporciona uma maior proximidade entre o público, máquinas e pilotos, são este ano realizadas em parque instalado no cais marítimo da Secil.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -