10 Maio 2024, Sexta-feira

- PUB -
Sapadores celebram aniversário com urgência em rever estatuto dos bombeiros

Sapadores celebram aniversário com urgência em rever estatuto dos bombeiros

Sapadores celebram aniversário com urgência em rever estatuto dos bombeiros

Comandante David Domingues preocupado em tornar profissão “mais atractiva” para novas gerações

 

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) celebrou ontem o 238.º aniversário e apelou ao Governo, aos sindicatos e à associação de municípios a trabalharem na revisão do estatuto dos bombeiros, que considerou “urgente”, no sentido de o tonarem “moderno e adequado às necessidades presentes e, acima de tudo, futuras”.

Na cerimónia desta quarta-feira o comandante David Domingues revelou que entre as suas preocupações, relativamente ao estatuto, estão a necessidade de tornar a profissão “mais atractiva” para as novas gerações, que têm “necessidades e ambições distintas” das anteriores, e de “repensar a idade de aposentação” dos bombeiros profissionais, “em particular das categorias mais baixas, que são aquelas que requerem uma maior exigência física”.

O líder dos soldados da Paz salientou que o foco não deve estar só na componente remuneratória, mas também no horário, tendo defendido “um enquadramento legal que permita turnos de 24 horas” e, eventualmente, um “horário compactado mensal”, passível de ser cumprido, por exemplo, em 15 dias, porque uma das “necessidades prioritárias” para os mais jovens é “terem tempo para eles próprios, para os seus hobbies”.

Na cerimónia também marcou presença o presidente da Câmara Municipal, André Martins, que considerou que esta companhia é uma das “mais importantes e qualificadas” do País, dando os parabéns a todos os que a integram.

Numa cerimónia em que estiveram presentes a vereação da Câmara Municipal, presidentes de juntas de freguesia e representantes de forças de protecção civil de Setúbal e de outras zonas do país, André Martins garantiu a “firme vontade” da autarquia de “continuar a estabelecer plataformas de entendimento e a tomar medidas” que permitam afirmar que a CBSS “é uma das mais qualificadas companhias de bombeiros profissionais do país”.

O autarca sublinhou que a autarquia está “ao lado” dos trabalhadores “na procura de mais e melhores direitos, de mais e melhor dignidade nas suas carreiras”. André Martins

O autarca recordou que se houve uma alteração legislativa que acabou com o “imbróglio jurídico” relativo ao pagamento dos suplementos remuneratórios, “tal apenas se deve à insistência desta Câmara Municipal junto do Governo para alterar a lei”, o que viria a acontecer em fim do passado mês de Novembro.

André Martins considerou, no entanto, que “é tempo de ir em frente” e de “olhar para o futuro, reafirmando a firme vontade da Câmara Municipal de continuar a valorizar a CBSS”, traduzida numa nova recruta de 20 elementos através de candidaturas a decorrer até 27 de Fevereiro, a qual “permitirá renovar e reforçar” o corpo de bombeiros “de forma a prestar um ainda melhor serviço às nossas populações”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -