19 Maio 2024, Domingo

- PUB -
GNR e município reiteram “excelente relacionamento institucional”

GNR e município reiteram “excelente relacionamento institucional”

GNR e município reiteram “excelente relacionamento institucional”

Números das ocorrências no distrito, em 2023, foi apresentado no Dia da Unidade do Comando Territorial

“É nesta colaboração muito estreita que nós continuaremos certamente a conviver e a procurar sempre criar as melhores condições nesta parceria para garantia da segurança das nossas populações e do nosso património”. As palavras são de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que falava na cerimónia do Dia da Unidade do Comando Territorial de Setúbal da GNR.

No encontro, que decorreu esta terça-feira na Praia da Figueirinha, o edil falava sobre a cooperação entre o município e a força policial, posição reiterada pelo tenente-general Rui DR Veloso, que falava em “excelente relacionamento institucional”. Para o comandante-geral da GNR “o comando territorial de Setúbal tem vindo a desenvolver as suas atribuições “de forma competente e inovadora” para enfrentar os desafios”, lê-se em nota de Imprensa da autarquia.

Ao lembrar “um grande contraste geográfico e socioeconómico” que afecta todo o distrito o tenente- -general Rui Veloso descreveu como “verdadeiro desafio” a garantia da segurança neste território, sendo que neste existem “áreas urbanas de elevada densidade populacional, com todos os problemas operacionais daí decorrentes, mas também várias áreas rurais, com extensas manchas florestais onde se inclui o vital património que representa a Serra da Arrábida”.

No ano passado o Comando Territorial de Setúbal “registou e tramitou 197 mil crimes, participou em 16 operações especiais de prevenção criminal, que contribuíram para a contenção da criminalidade no distrito, em especial a criminalidade violenta e grave”. Ao nível das detenções foram mais de 3 mil onde foram apreendidas “mais de 143 mil doses individuais de produto estupefaciente, centenas de armas e milhares de munições e explosivos”.

As “contra-ordenações rodoviárias, policiais e ambientais” foram mais de 40 mil e foi prestado auxílio “a mais de 12 mil intervenientes em acidentes de viação” a “mais de 1700 vítimas de violência doméstica”, e dada resposta a “1500 denúncias recebidas pela linha SOS Ambiente”.

Ainda nos dados do distrito foram apoiados mais de 6 mil proprietários de estabelecimentos comerciais, a segurança policial foi assegurada em “aproximadamente mil eventos culturais, religiosos e desportivos” tendo sido acompanhados “60 mil alunos dos 243 estabelecimentos escolares” situados na sua área de jurisdição.

Todos estes dados foram apresentados pelo coronel Marco Gonçalves, comandante do Comando Territorial de Setúbal, que elogiou a “qualidade e consistência do serviço policial prestado” ao longo do último ano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -