20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
IPMA aponta Setúbal no indicador de seca moderada

IPMA aponta Setúbal no indicador de seca moderada

IPMA aponta Setúbal no indicador de seca moderada

Informação consta no boletim climatológico do instituto meteorológico

 

A situação de seca meteorológica aumentou em Dezembro na região sul, destacando-se os distritos de Setúbal, Beja e Faro na classe de seca moderada, segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

- PUB -

Em 31 de Dezembro 38% do território estava em seca meteorológica, enquanto no final de Novembro esse percentagem era de 19,4%.

Segundo o IPMA, verificou-se um aumento de área de Portugal continental em classe de seca fraca, de 19,4% em Novembro para 21,4% em Dezembro e também uma subida na classe de chuva fraca de 7,2% para 17,1%.

No fim do mês passado, 19,5% do território estava na classe chuva moderada, 16,8% normal, 16,2 em seca moderada e 9% em chuva severa.

- PUB -

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

No que diz respeito à percentagem de água no solo, o instituto precisa que houve um aumento nas regiões do norte e centro com valores superiores a 80%.

- PUB -

No Baixo Alentejo e Algarve, algumas regiões estavam com valores entre 20 e 40%.

Os dados do boletim indicam que o mês passado classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação, tendo sido o 7.º Dezembro mais seco desde 2000.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -