12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
17 praias de Almada vão hastear ‘ouro’ ao vento

17 praias de Almada vão hastear ‘ouro’ ao vento

17 praias de Almada vão hastear ‘ouro’ ao vento

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” é entregue pela Quercus e garante que as praias são seguras para banhos

Esta época balnear são 17 as praias do concelho de Almada que vão hastear a bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”, ou seja, mais duas que no ano passado. O galardão é entregue pela associação ambientalista Quercus, um selo que atesta a qualidade da água balnear no País, segundo indicadores bacterianos, nas zonas de praias interiores, de transição e costeiras.

- PUB -

Na frente atlântica da Costa da Caparica, o ‘ouro’ vai estar ao vento nas praias da Bela Vista/Nova Vaga, Cabana do Pescador, Castelo, CDS/Santo António. Fonte da Telha, Infante, Mata, Morena, Praia Nova/Nova Praia, Rainha, Rei, Rivieira, S. João da Caparica/Praia do Norte, Saúde, Sereia, Tarquínio e Paraíso / Dragão Vermelho. Na localidade da Trafaria, o galardão vai ser hasteado na praia da Cova do Vapor

Em 2024 foram distinguidas pela associação ambientalista Quercus mais 26 praias do que em 2023. Das 420 praias galardoadas, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.
Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear avaliada de acordo com as análises efectuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas, tem de respeitar critérios como qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última, neste caso, entre 2018 e 2022.

Outro critério obriga a que todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores para os indicadores bacterianos face aos valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares.

- PUB -

Portanto, na época balnear de 2023 não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

O projecto “Praias Qualidade de Ouro” conta com o apoio de várias entidades nos municípios onde as mesmas asseguram o saneamento de águas residuais, um processo determinante do ponto de vista ambiental, com influência directa na qualidade das águas balneares: Águas do Algarve, Águas do Tejo Atlântico, Águas do Centro Litoral, Águas do Vale do Tejo, Águas de Santo André, Simarsul e Indaqua.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -