13 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Vigília pela saúde no São Bernardo ‘aquecida’ com música de Toy e sopa caramela

Vigília pela saúde no São Bernardo ‘aquecida’ com música de Toy e sopa caramela

Vigília pela saúde no São Bernardo ‘aquecida’ com música de Toy e sopa caramela

Autarcas de Setúbal, Palmela e Sesimbra unidos pelo reforço das urgências e do Serviço Nacional de Saúde

 

O cantor setubalense Toy vai marcar presença junto dos autarcas de Setúbal, Palmela e Sesimbra, na vigília por melhores condições de acesso aos cuidados de saúde, agendada para esta sexta-feira, 17 de Novembro, junto do Hospital de São Bernardo.

Esta vigília, que se prevê realizar-se entre as 19h00 e as 24h00, vai contar com as intervenções de autarcas, médicos, enfermeiros e representantes de ordens profissionais e sindicais. Para aquecer uma noite que se prevê fria, a partir das 20h30 Toy sobe ao palco para “proporcionar um momento musical”, sendo que a autarquia vai também disponibilizar sopa caramela.

A decisão da vigília foi tomada no Fórum Intermunicipal da Saúde, que foi convocado pelos presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, André Martins, Álvaro Amaro e Francisco Jesus, respectivamente, para analisar o actual estado da saúde nos três concelhos, que, de acordo com estes autarcas, vive “numa instabilidade e precariedade sem precedentes”.

“O Fórum Intermunicipal da Saúde convida a população e os agentes sociais de Palmela, Sesimbra e Setúbal, a realizar junto ao Hospital de São Bernardo uma vigília pelo reforço das urgências e do Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre as 19h00 e as 24h00 do dia 17 de Novembro, acompanhando os profissionais que prestam serviço de urgência no turno nocturno”, lê-se no documento aprovado pela meia centena de participantes no encontro realizado a 26 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Setúbal.

Neste encontro foram dados vários exemplos da degradação progressiva dos serviços públicos de saúde nos três municípios, incluindo as interrupções cada vez mais frequentes em diversos serviços de urgência do Hospital de São Bernardo, unidade de saúde que serve as populações dos três concelhos, bem como as populações do Litoral Alentejano.

A falta de médicos nos centros de saúde, o elevado número de doentes sem médico de família que têm de madrugar para conseguirem uma senha para uma consulta, e que mesmo assim nem sempre conseguem, e sobretudo, a perspectiva de que os problemas actuais se deverão agravar ainda mais nos próximos meses, foram outros problemas do SNS referidos em diversas intervenções.

O Fórum Intermunicipal da Saúde foi criado há dois anos pelos três municípios. De acordo com a autarquia, em nota de imprensa, trata-se de um movimento destinado a “debater as questões na esfera da saúde” e “exigir respostas” para problemas que “afectam este sector, com destaque para o Centro Hospitalar de Setúbal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -