23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage mais perto da realidade  

Construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage mais perto da realidade  

Construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage mais perto da realidade  

Adjudicação de obra avaliada em mais de 5M€ foi aprovada. Prazo de execução da empreitada é de cerca de 11 meses

Com um investimento superior a cinco milhões de euros, já foi aprovada a adjudicação da empreitada de construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage. A decisão foi tomada na reunião pública desta quarta-feira, sendo a empreitada, com um prazo de execução de cerca de onze meses, adjudicada à empresa Alberto Couto Alves, S.A.

- PUB -

Este investimento destina-se à construção de uma nova escola básica do 1.º ciclo com jardim de infância, em que se incluem com oito salas de aula e três de actividades, com base no projecto elaborado em 2008 para a escola EB1/JI Luísa Todi.

Com uma área de construção de perto de 2 300 metros quadrados, o novo edifício acompanha os traços do actual edificado, incorporando modernas soluções de construção, em particular no que respeita a conforto térmico e eficiência energética.

Para o piso superior do Centro Escolar Barbosa du Bocage estão projectadas oito salas de aula para o 1.º ciclo, enquanto o piso térreo é destinado ao pré-escolar, com três salas de actividades, incluindo um Centro de Apoio à Aprendizagem para alunos com necessidades educativas especiais.

- PUB -

Duas salas de prolongamento, um refeitório para 200 alunos do 1.º ciclo e 75 do pré-escolar, a par de instalações sanitárias, núcleo de informática, áreas de arrumos e salas de apoio para o pessoal docente e não docente, entre outros espaços, também fazem parte do novo edifício escolar.

Nascimento de pavilhão polivalente está no projecto

Além disso, está igualmente contemplada no projecto a criação de um pavilhão polivalente, com mais de 250 metros quadrados, para a prática desportiva e realização de eventos da comunidade escolar.

- PUB -

As crianças vão ainda ter acesso a diversas zonas de recreio, projectadas para diferentes utilizações, em que se inclui áreas de estadia, de jogos e com equipamentos infantis, assim como um espaço dedicado a horas pedagógicas.

Incluída no projecto está também a criação de uma área desportiva dedicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, de acordo com o programa educativo em vigor, composta por um campo de jogos, uma pista de atletismo e uma bancada em betão armado.

Todos estes espaços são encaixados entre zonas verdes que pretendem concretizar um melhor enquadramento da área em matéria de biodiversidade e drenagem natural, e, em simultâneo, criar o isolamento sonoro e visual entre as diferentes valências da escola, concretamente pré-escolar e 1.º ciclo e 2.º e 3.º ciclos.

Será também criada uma grande zona desportiva para o 2.º e 3.º ciclos, com dois campos e uma pista de atletismo com quatro faixas, incluindo duas para velocidade com uma distância máxima de 85 metros.

O espaço público envolvente ao estabelecimento de ensino, concretamente defronte da Avenida de Angola, não fica de fora deste projecto, uma vez que está programado um conjunto de beneficiações, que passa pela redefinição das áreas ajardinadas e a reformulação das acessibilidades pedonais, nomeadamente nos acessos à escola.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -